Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22725
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Cinema caipira: a representação da mulher nos filmes de Mazzaropi
Autor(es): Correia, Ana Claudia Kanesaki
Data do documento: 29-Ago-2024
Orientador: Bonfim, Luís Américo Silva
Resumo: Esta dissertação tem como proposta a análise da representação da mulher caipira nos filmes dirigidos por Amácio Mazzaropi, com o objetivo geral de contextualizar os elementos constituintes dessa representação feminina caipira. Esta análise incorpora uma amostra representativa da filmografia de Mazzaropi, com destaque para os filmes Jeca Tatu (1959), Jeca e a Freira (1968), Um Caipira em Bariloche (1973) e A Banda das Velhas Virgens (1979). Buscamos compreender a complexidade da figura feminina no universo dos filmes selecionados. A dissertação realiza uma análise fílmica, a partir das teorias de Jacques Aumont (2009) e Marie (2009), atenta às questões da linguagem cinematográfica, com Joseph Mascelli (2019), elementos semióticos com Ferdinand de Saussure (2012), [1916], além dos temas da representação a partir de Francis Bacon (1979), [1620], Michael Foucault (2002), [1966] e Stuart Hall (1992 – 2016), interseccionalidade com Kimberlé Crenshaw (2002) e Akotirene (2019), e cultura caipira com Cornélio Pires (2002), Cascudo (2005), Candido (2017) e Darcy Ribeiro (2023). Esta abordagem foi fundamentada na utilização de frames, permitindo a identificação das nuances da representação da mulher em diferentes contextos sociais, na perspectiva abrangente de ressaltar a relevância do diretor Amácio Mazzaropi enquanto figura significativa no cenário do cinema caipira. Ao fim, a pesquisa proporcionou uma contribuição de disponibilizar perspectivas críticas e reflexões sobre a correlação entre as representações cinematográficas e questões sociais, culturais e de gênero. Destarte, destacamos a importância do cinema como instrumento não apenas de entretenimento, mas também na construção do conhecimento, reflexão e elaboração de narrativas que moldam identidades coletivas e compreensões sociais.
Abstract: This dissertation aims to analyze the representation of country women in films directed by Amácio Mazzaropi, with the general objective of contextualizing the constituent elements of this country female representation. This analysis incorporates a representative sample of Mazzaropi's filmography, with emphasis on the films Jeca Tatu (1959), Jeca e a Freira (1968), Um Caipira em Bariloche (1973) and A Banda das Velhas Virgens (1979). We seek to understand the complexity of the female figure in the universe of the selected films. The dissertation carries out a film analysis, based on the theories of Jacques Aumont (2009) and Marie (2009), attentive to the issues of cinematographic language, with Joseph Mascelli (2019), semiotic elements with Ferdinand de Saussure (2012), [1916], in addition to the themes of representation from Francis Bacon (1979), [1620], Michael Foucault (2002), [1966] and Stuart Hall (1992 - 2016), intersectionality with Kimberlé Crenshaw (2002) and Akotirene (2019), and caipira culture with Cornélio Pires (2002), Cascudo (2005), Candido (2017) and Darcy Ribeiro (2023). This approach was based on the use of still frames, which allowed for the identification of nuances in the representation of women across different social contexts, with a broad perspective of highlighting the relevance of director Amácio Mazzaropi as a significant figure in the country cinema scene. Finally, the research contributed to providing critical perspectives and reflections on the correlation between cinematographic representations, social, cultural and gender issues. That's why, we highlight the importance of cinema as an instrument not only for entertainment but also for the construction of knowledge, reflection, and the elaboration of narratives that shape collective identities and social understandings.
Palavras-chave: Mulheres no cinema
Cinema - Brasil
Interseccionalidade
Análise fílmica
Mulher caipira
Representação cinematográfica
Intersectionality
Film analysis
Woman caipira
Cinematographic representation
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: CORREIA, Ana Claudia Kanesaki. Os elos entre a questão agrária e a questão racial no contexto de expansão do agronegócio no campo brasileiro. 2024. 203 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22725
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_CLAUDIA_KANESAKI_CORREIA.pdf4,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.