Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22730
Tipo de Documento: Artigo
Título: Influência de línguas em contato: análise de produções escritas em língua portuguesa como L2 de candidatos surdos ao ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): Influence of languages on contacts: analysis of productions written in portuguese language as L2 of deaf candidates for higher education in Brazil
Autor(es): Pedrosa, Cleide Emília Faye
Data do documento: Dez-2024
Resumo: Após a abertura de cursos de Letras Libras em Instituições Federais, o acesso dossurdostem sido por meio de cotas. Para este artigo, cujo objetivo é identificar a influência das línguas em contato nas produções escritas em Língua Portuguesa (LP) como L2 de candidatos surdos para ingresso no ensino superior, trabalhamoscom os textos produzidos por candidatos surdossubmetidos ao vestibular especial da Universidade Federal de Sergipe.Referendamosas análisesnaGramática Sistêmico-Funcional. Como resultado,respaldamosa influência de línguas em contato, porém, principalmente, a reflexão de que as minorias linguísticas precisam alcançar a equidade social que tanto teorizamos.
Abstract: After the opening of the graduation in Libras (Brazilian Sign Language) at Brazilian Federal Institutions, access for the deaf is granted by the quotas system. Our objective is to identify the influence of languages in contact in deaf candidates’ compositions written in Portuguese(PL) as L2 to enter higher education. We worked with the texts submitted to the special entrance exam of the Federal University of Sergipe. We based our analysis on Systemic-Functional Grammar. Consequently, we support the influence of languages on contacts, but mainly the idea that linguistic minorities need to achieve the social equity we have excessively theorized.
Palavras-chave: Curso de letras libras
Ensino superior
Gramática sistêmico-funcional
Línguas em contato
Surdos
Graduation in libras
Higher education
Systemic-functional grammar
Languages in contact
Deaf
ISSN: 2179-3948
Parte de : Revista ENTRELETRAS
Idioma: por
Instituição/Editora: Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT)
Citação: PEDROSA, C. E. F. Influência de línguas em contato: análise de produções escritas em língua portuguesa como L2 de candidatos surdos ao ensino superior no Brasil. Revista ENTRELETRAS, Araguaína, v. 15, n. 3, p. 343-362, set./dez. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8486/22585. Acesso em: 21 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22730
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseProducoesEscritasCandidatosSurdosEnsinoSuperior.pdf884,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.