Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Isabela Torres-
dc.contributor.authorWartha, Edson José-
dc.date.accessioned2025-07-22T18:00:51Z-
dc.date.available2025-07-22T18:00:51Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, I. T.; WARTHA, E. J. Construção e validação de um instrumento de coleta de dados: percepção de professores de possíveis impactos da pandemia da Covid-19 na educação básica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 20, n. 44, p. 155-169, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15923. Acesso em: 22 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22735-
dc.description.abstractThe aim of this study was to develop and validate a questionnaire as a data collection tool to measure the perception of basic education teachers about the possible impacts of the covid-19 pandemic on teaching practice. The questionnaire was constructed taking into account the sociodemographic profile of the teachers, behaviors and consequences of the pandemic, teaching methods and resources used, and teaching practices adopted during and after the pandemic. To this end, the Delphi method and a pre-test were used for the validation process, involving the participation of teachers from all five regions of Brazil, with the aim of covering a representative and diverse sample. Therefore, the process of validating the questionnaire sought to guarantee the effectiveness of the information collected, in order to ensure more accurate analyses based on the final questionnaire obtained.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará - Instituto de Educação Matemática e Científica - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Matemáticaspt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subjectConstrução de questionáriopor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectMétodo Delphipor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectQuestionnaire constructioneng
dc.subjectValidationeng
dc.subjectDelphi methodeng
dc.titleConstrução e validação de um instrumento de coleta de dados: percepção de professores de possíveis impactos da pandemia da Covid-19 na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeConstruction and validation of a data collection instrument: teachers' perception of the possible impacts of the Covid-19 pandemic on basic educationeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário como instrumento de coleta de dados para mensurar a percepção de professores da educação básica acerca de possíveis impactos da pandemia da covid-19 na prática docente. O questionário foi construído considerando o perfil sociodemográfico dos professores, comportamentos e consequências da pandemia, modalidades e recursos didáticos utilizados, e práticas pedagógicas adotadas durante e pós-pandemia. Com isso, para o processo de validação, foram utilizados o método Delphi e um pré-teste que envolveram a participação de docentes de todas as cinco regiões do Brasil, buscando abranger uma amostra representativa e diversificada. Logo, o processo de validação do questionário buscou garantir a eficácia na coleta das informações, para assegurar análises mais precisas a partir do questionário final obtido.pt_BR
dc.description.localBelémpt_BR
Aparece nas coleções:DQI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PossiveisImpactosCovid19EducacaoBasica.pdf271,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.