Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22737
Tipo de Documento: Artigo
Título: A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Título(s) alternativo(s): The relationship between beliefs and academic reading practices of Executive Secretariat students at the Federal University of Sergipe (UFS)
Autor(es): Santos, Maria Madalena Bispo dos
Cavalcante, Igor Gadioli
Paverchi, Silvia Regina
Data do documento: Set-2024
Resumo: O tema deste estudo foi as crenças e as práticas de leitura acadêmica, a vista disso investigou-se: qual a relação entre as crenças e as práticas de leitura acadêmica dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)? Dessa forma, o objetivo geral consistiu em investigar a relação entre as crenças e as práticas de leitura acadêmica desses alunos. O estudo partiu de um levantamento teórico sobre crenças e práticas de leitura, possui uma abordagem qualitativa com natureza descritiva. Realizou-se entrevista semiestruturada com três discentes da turma de 2018 do curso de Secretariado Executivo pelo Google Meet. Observou-se que os entrevistados acreditavam que foram incentivados a ler durante a graduação pelos professores, porém havia outros fatores os quais frustravam e desmotivavam os acadêmicos que não conseguiam compreender a leitura, tal como excesso de formalidade, os jargões, a linguagem rebuscada, a leitura densa, bem como a falta de tempo. Concluiu-se, ainda, queas práticas de leitura acadêmica são predominantemente influenciadas pelas crenças.
Abstract: The theme of this study was the beliefs and practices of academic reading, in view of this, it was investigated: what is the relationship between the beliefs and practices of academic reading of the students of the Executive Secretarial of the Federal University of Sergipe (UFS)?Thus, the general objective was to investigate the relationship between the beliefs and academic reading practices of these students. The study started from a theoretical survey about beliefs and reading practices andhas a qualitative approach with a descriptive nature.A semi-structured interview was carried out with three students from the 2018 class of the Executive Secretariat course by Google Meet. It was observed that the interviewees believed that they were encouraged to read during graduation by the professors, but there were other factors which frustrated and discouraged the academics who could not understand reading, such as excessive formality, jargon, fancy language, dense reading, as well as like lack of time.It is also concluded that reading practices are predominantly influenced by beliefs.
Palavras-chave: Crenças
Práticas de leitura
Secretariado Executivo
Beliefs
Reading practices
Executive secretarial
ISSN: 1982-3029
Parte de : Revista Expectativa
Idioma: por
Instituição/Editora: Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Citação: SANTOS, M. M. B.; CALVACANTE, I. G.; PAVERCHI, S. R. A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Revista Expectativa, Toledo, v. 23, n. 3, p. 61-84, jul./set. 2024. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29937/23801. Acesso em: 23 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22737
Aparece nas coleções:DSE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelacaoCrencasPraticasLeituraSecretariadoExecutivo.pdf609,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.