Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConceição, Jhonatan Natanael Santos da-
dc.contributor.authorGalvão, Nadielli Maria dos Santos-
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Nou-
dc.date.accessioned2025-07-23T18:22:54Z-
dc.date.available2025-07-23T18:22:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, J. N. S.; GALVÃO, N. M. S.; SCHNEIDER, H. N. Uma proposta de wiki para aprendizagem colaborativa no curso de Ciências Contábeis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 50, e278553, p. 1-23, 2024. Disponível em: https://revistas.usp.br/ep/article/view/232248/210500. Acesso em: 23 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1678-4634-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22740-
dc.description.abstractThe aim of this study is to present an experience report on the adoption of a Wiki in the teaching and learning process of the undergraduate Accountancy course. To this end, a qualitative case study was carried out at the Federal University of Sergipe, Itabaiana campus. The data was produced using reports extracted from the website created, which was called “Accounting Wiki”. In addition, researchers carried out questionnaires with the students and interviews with one of the lecturers. The results of these consultations were analysed using descriptive statistics and Discourse Textual Analysis. Results show that students interacted well with the website, considering it easy to use, with a suitable and comfortable interface, as well as being useful mainly for revising content. The lecturer, in turn, saw a long-term perspective for the website, recognising the need for the project and identifying the Accounting Wiki as an excellent opportunity to foster collaboration between students and lecturers. The study contributes to lecturers in the undergraduate Accounting course, reflecting on the possibility of appropriating Digital Information and Communication Technologies in their pedagogical process, seeking to adapt existing experiences to their contexts, with the aim of training accounting professionals who are able to deal with contemporary demands that increasingly require the binomial autonomy-collaboration in continuous learning.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.pt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectCiências contábeispor
dc.subjectWikipor
dc.subjectWiki contábilpor
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempor
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectAccountancyeng
dc.titleUma proposta de wiki para aprendizagem colaborativa no curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.title.alternativeA wiki proposal for collaborative learning in the Accountancy undergraduate courseeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiência sobre a adoção de uma Wiki no processo de ensino e aprendizagem do curso de Ciências Contábeis. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. Os dados foram produzidos por meio de relatórios extraídos do website criado, o qual foi chamado de “Wiki Contábil”, questionários com os estudantes e entrevista com o professor, e analisados através da estatística descritiva e da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que os discentes apresentaram uma boa interação com o site, considerando-o de fácil utilização, com uma interface adequada e confortável, além de útil principalmente para a revisão dos conteúdos. O professor, por sua vez, enxergou uma perspectiva de longo prazo para o site, reconhecendo a necessidade de continuidade do projeto, identificando no Wiki Contábil uma excelente oportunidade para fomentar a colaboração entre discentes e docentes. O estudo contribui para que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis reflitam sobre a possibilidade de se apropriarem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no seu processo pedagógico, buscando adaptar experiências já existentes aos seus contextos, visando formar um profissional contábil apto a lidar com as demandas contemporâneas que exigem cada vez mais o binômio autonomia-colaboração na aprendizagem continuada.pt_BR
dc.description.localSão Paulopt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Artigos de periódicos
DCOMP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WikiAprendizagemColaborativaCienciasContabeis.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
WikiCollaborativeLearningAccountancy.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.