Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22742
Tipo de Documento: Artigo
Título: Mulheres no cenário político brasileiro: uma sequência de ensino baseada no letramento estatístico
Título(s) alternativo(s): Women in the brazilian political scene: a teaching sequence based on statistical literacy
Autor(es): Costa, Silvânia da Silva
Ferreira, Thatiany Rodrigues
Veríssimo, Thaís Emanuela de Oliveira
Rosa, Jussara Santos
Amorim, Marta Élid
Data do documento: 2024
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma sequência de ensino alicerçada teórico-metodologicamente no Letramento Estatístico, seguindo etapas do Ciclo Investigativo e tendo como foco a representatividade feminina na política brasileira. A sequência busca abordar um conjunto de componentes relativos ao Letramento Estatístico, tanto elementos do conhecimento quanto disposicionais, e o Ciclo Investigativo, composto por Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusões (PPDAC), ambos aplicados na discussão da temática em foco. Os resultados mostram que é possível, a partir de uma temática emergente, como a igualdade de gênero, desenvolver uma proposta voltada ao desenvolvimento do Letramento Estatístico.
Abstract: This work aims to present a teaching sequence theoretically-methodologically based on Statistical Literacy, following stages of the Investigative Cycle and focusing on female representation in Brazilian politics. The sequence seeks to address a set of components related to Statistical Literacy, both knowledge and dispositional elements, and the Investigative Cycle composed of Problem, Planning, Data, Analysis and Conclusions (PPDAC), both applied in the discussion of the topic in focus. The results show that it is possible, based on an emerging theme, such as gender equality, to develop a proposal aimed at the development of Statistical Literacy.
Palavras-chave: Sequência de ensino
Letramento estatístico
Mulheres
Igualdade de gênero
Teaching sequence
Statistical literacy
Women
Gender equality
ISSN: 1982-6109
Parte de : Paidéi@: revista científica de educação a distância
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância
Citação: COSTA, S. S. et al. Mulheres no cenário político brasileiro: uma sequência de ensino baseada no letramento estatístico. Paidéi@: revista científica de educação a distância, Santos, v. 16, n. 30, p. 365-380, 2024. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1639. Acesso em: 23 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22742
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos
DMA - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MulheresCenarioPoliticoBrasileiro.pdf355,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.