Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22748
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Luiza Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-07-25T15:08:56Z-
dc.date.available2025-07-25T15:08:56Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Luiza Rodrigues de. A experiência do brincar na infância a partir das revistas nacionais de terapia ocupacional. 2025. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22748-
dc.description.abstractIntroduction: Playing permeates the integrality of being a child, being considered a differentiating element in childhood. For occupational therapy, playing is one of the occupations that make up its domain, being assiduously present in the various contexts of pediatric practice. Objective: To describe the contents about the use of playing in childhood based on specific national occupational therapy journals. Method: This is an integrative literature review, of a quantitative-qualitative nature and descriptive character. For the analysis, Bardin's categorical content analysis was used. Results and Discussion: In three national occupational therapy journals, 28 articles eligible for this work were found. After the analysis, four categories of meaning focused on playing and occupational therapy emerged in the last ten years. Conclusion: A rich theoretical framework on playing and occupational therapy was noted in the mentioned journals. Although the studies reflect the diversity of play in different contexts or approaches, they all validate its importance for child development and the complexity involved, thus affirming the need for continuous studies on this topic.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectPlayeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectOccupational therapyeng
dc.titleA experiência do brincar na infância a partir das revistas nacionais de terapia ocupacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Taís Bracher Annoroso-
dc.description.resumoIntrodução: O brincar permeia a integralidade do ser criança, sendo considerado um elemento diferenciador na infância. Para a terapia ocupacional, o brincar é uma das ocupações que compõem seu domínio, estando assiduamente presente nos variados contextos de atuação pediátrica. Objetivo: Descrever os conteúdos acerca do uso do brincar na infância a partir das revistas nacionais específicas da terapia ocupacional. Método: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, de cunho quanti-qualitativo e caráter descritivo. Para a análise, empregou-se a análise de conteúdo categorial de Bardin. Resultados e Discussão: Em três revistas nacionais de terapia ocupacional, foram encontrados 28 artigos elegíveis para este trabalho, após a análise, emergiram quatro categorias de sentido voltadas ao brincar e a terapia ocupacional nos últimos dez anos. Conclusão: Notou-se um rico arcabouço teórico sobre o brincar e a terapia ocupacional presente nas revistas mencionadas. Embora os estudos reflitam a diversidade do brincar em contextos ou abordagens distintas, todos validam a sua importância para o desenvolvimento infantil e a complexidade que o envolve, afirmando, desta maneira, a necessidade de estudos contínuos sobre essa temática.pt_BR
dc.publisher.departmentDTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLagarto, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ana_Luiza_Rodrigues_Souza.pdf1,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.