Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22796
Tipo de Documento: Monografia
Título: Escultura com materiais alternativos : impacto no desenvolvimento criativo de alunos do ensino médio
Autor(es): Santos, Wedney dos Reis
Data do documento: 14-Jun-2025
Orientador: Nogueira, Adriana Dantas
Resumo: Esta monografia investiga o desenvolvimento criativo de alunos do Ensino Médio na rede pública estadual por meio da prática escultórica com o uso de materiais alternativos. A pesquisa contempla também aspectos da prática pedagógica, como a adaptação de recursos didáticos para estimular a criatividade e a resolução de eventuais problemas. Além disso, apresenta uma análise dos dados obtidos por meio de questionários aplicados antes e após as atividades práticas. Um dos principais objetivos deste trabalho é a catalogação de dados qualitativos consistentes, que possam servir como base para futuras propostas pedagógicas voltadas à produção escultórica com materiais não convencionais, oferecendo uma alternativa econômica e acessível aos materiais tradicionais. Para isso, foram utilizados recursos como maizena, sabão em barra e papelão, que resultaram em criações visuais atrativas, expostas ao término da pesquisa. Esta monografia inclui, ainda, registros das observações em sala, planos de aula e a fundamentação teórica que sustentou as práticas pedagógicas, refletindo as experiências adquiridas ao longo da formação acadêmica e suas implicações no desenvolvimento artístico dos alunos.
Abstract: This monograph investigates the creative development of high school students from the state public school system through sculptural practices using alternative materials. The research also addresses aspects of pedagogical practice, such as the adaptation of didactic resources to stimulate creativity and problem-solving. Additionally, it presents an analysis of data collected through questionnaires applied before and after the practical activities. One of the main objectives of this work is to catalog consistent qualitative data that may serve as a basis for future pedagogical proposals focused on sculpture production with non-conventional materials, offering a cost-effective and accessible alternative to traditional ones. Materials such as cornstarch, bar soap, and cardboard were used, resulting in visually engaging creations exhibited at the end of the study. The monograph also includes classroom observation records, lesson plans, and the theoretical foundation that supported the pedagogical practices, reflecting the experiences gained during academic training and their implications for students’ artistic development.
Palavras-chave: Artes visuais
Ensino superior (UFS)
Criatividade (Adolescentes)
Escultura
Materiais alternativos
Prática pedagógica
Ensino médio (Sergipe)
Visual Arts
Creativity
Sculpture
Alternative materials
Pedagogical practice
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAVD - Departamento de Artes Visuais e Design – Artes Visuais – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Wedney dos Reis. Escultura com materiais alternativos : impacto no desenvolvimento criativo de alunos do ensino médio. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Artes Visuais) – Departamento de Artes Visuais e Design, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22796
Aparece nas coleções:Artes Visuais e Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wedney_Reis_Santos.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.