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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Luz, câmera, inclusão: retratos do Transtorno do Espectro Autista nas séries
Autor(es): Santos, Adriana da Rosa
Data do documento: 30-Mai-2025
Orientador: Ferreira, Raquel Marques Carriço
Resumo: As séries no Brasil ocupam um espaço promissor no consumo cultural das audiências, moldando percepções e atitudes sobre diversos temas sociais. Com tramas envolventes e personagens cativantes, essas produções conseguem captar a atenção do público, promovendo engajamento. Além de seu valor como entretenimento, as séries que abordam questões de saúde têm o potencial de aumentar a conscientização e desestigmatizar condições médicas. Ao retratar doenças, deficiências, tratamentos e a jornada dos indivíduos que enfrentam dificuldades de saúde, essas narrativas educam o público, incentivando a empatia e a compreensão. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar a representação do autismo em três séries que exploram diferentes fases da vida – adolescência, vida adulta e infância – por meio de protagonistas autistas. As séries selecionadas foram: Atypical (2017) apresenta a história de um adolescente autista lidando com os desafios de socialização e independência em uma sociedade ocidental; Uma advogada extraordinária (2022) acompanha a trajetória de uma advogada autista enfrentando barreiras sociais e profissionais na cultura asiática; e Eu sou Auts (2019) foca na infância de um personagem autista no contexto brasileiro, utilizando a ludicidade como ferramenta narrativa de inclusão. O estudo buscou compreender como essas produções retratam os autistas, considerando aspectos sociais, culturais e individuais. Com o auxílio da análise de conteúdo, identificamos, codificamos e categorizamos comportamentos, interações sociais e contextos em que os personagens operam. A análise visa detectar estereótipos e padrões nas representações do TEA, investigando como são abordados ou desafiados ao longo das narrativas.
Abstract: The series in Brazil occupy a promising space in the cultural consumption of audiences, shaping perceptions and attitudes toward various social issues. With engaging plots and captivating characters, these productions manage to capture public attention and promote engagement. Beyond their entertainment value, series that address health-related topics have the potential to raise awareness and destigmatize medical conditions. By portraying illnesses, disabilities, treatments, and the personal journeys of individuals facing health challenges, such narratives educate viewers, fostering empathy and understanding. In this context, the present study aimed to identify the representation of autism in three series that explore different life stages—adolescence, adulthood, and childhood—through autistic protagonists. Atypical (2017) presents the story of an autistic teenager dealing with challenges of socialization and independence within a Western society; Extraordinary Attorney Woo (2022) follows the trajectory of an autistic lawyer facing social and professional barriers in an Asian cultural context; and Eu Sou Auts (2019) focuses on the childhood of an autistic character in the Brazilian context, using playfulness as a narrative tool for inclusion. The study sought to understand how these productions portray autistic individuals, considering social, cultural, and individual aspects. Through content analysis, we identified, coded, and categorized behaviors, social interactions, and the contexts in which the characters operate. The analysis aims to detect stereotypes and patterns in the representations of ASD, investigating how they are reinforced or challenged throughout the narratives.
Palavras-chave: Representações do Autismo
Personagens autistas
Ficção no streaming
Narrativas inclusivas
Autism representations
Autistic characters
Streaming fiction
Inclusive narratives
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SANTOS, Adriana da Rosa. Luz, câmera, inclusão: retratos do Transtorno do Espectro Autista nas séries. 2025. 193 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22843
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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