Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22844
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMatos, Thaís Menandra Santos dos Anjos de-
dc.date.accessioned2025-08-08T20:04:31Z-
dc.date.available2025-08-08T20:04:31Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationMATOS, Thaís Menandra Santos dos Anjos de. O uso de dobraduras no ensino de geometria na educação básica: desafios e possibilidades. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22844-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the teaching of geometric solids through the folding technique, focusing on its application in Basic Education. The methodological proposal is grounded in the principles of Euclidean Geometry and the didactic possibilities offered by the use of origami as a pedagogical resource. The research was conducted within the scope of Basic Education, through the implementation of practical activities with high school students, seeking to understand the extent to which the use of paper folding can contribute to the comprehension of concepts such as vertices, edges, faces, nets, surface area, and volume of solids. The qualitative analysis of the data revealed that the approach using paper folding fosters more concrete, dynamic, and meaningful learning, as well as stimulating students’ spatial visualization and geometric reasoning. The theoretical foundation included authors such as Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Lira (2015), among others, in addition to the application of the Huzita-Hatori axioms to mathematically justify the constructions made with paper. The study concludes that the use of paper folding proves to be an effective strategy for the recovery of learning in Geometry, presenting both challenges and possibilities that help make teaching more accessible and attractive to students. It is concluded that origami is an effective, accessible, and BNCC-aligned pedagogical strategy, capable of significantly contributing to the recovery of Geometry learning.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectOrigamipor
dc.subjectMatemática – estudo e ensinopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectDobraduraspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.subjectPaper foldingeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleO uso de dobraduras no ensino de geometria na educação básica: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Allyson dos Santos-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o ensino de sólidos geométricos por meio da técnica de dobraduras, com foco em sua aplicação no Ensino Básico. A proposta metodológica fundamenta-se nos princípios da Geometria Euclidiana e nas possibilidades didáticas proporcionadas pelo uso do origami como recurso pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Educação Básica, com aplicação de atividades práticas junto a estudantes do Ensino Fundamental, buscando compreender em que medida a utilização de dobraduras pode contribuir para a compreensão de conceitos como vértices, arestas, faces, planificação, área e volume dos sólidos. A análise qualitativa dos dados evidenciou que a abordagem com dobraduras favorece uma aprendizagem mais concreta, dinâmica e significativa, além de estimular a visualização espacial e o raciocínio geométrico dos alunos. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Lira (2015), entre outros, além da aplicação dos axiomas de Huzita-Hatori para justificar matematicamente as construções realizadas com papel. O trabalho conclui que o uso de dobraduras se mostra uma estratégia eficaz na recomposição das aprendizagens em Geometria, apresentando desafios e possibilidades dos mesmos, de modo a tornar o ensino mais acessível e atrativo para os estudantes. Conclui-se que o origami é uma estratégia pedagógica eficaz, acessível e alinhada à BNCC, capaz de contribuir significativamente para a recomposição das aprendizagens em Geometria.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
THAIS_MENANDRA_SANTOS_ANJOS_MATOS.pdf2,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.