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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Letramento e argumentação na educação básica: proposta de ensino sobre manipulação de imagens para 9o ano
Autor(es): Pereira, Jilmara da Silva
Data do documento: 2-Mai-2025
Orientador: Dalla Vecchia, Adriana
Resumo: Considerando a vulnerabilidade a que estão expostos os sujeitos nas redes sociais e da necessidade de uma tomada de consciência acerca da importância de se proteger no ambiente digital, esta pesquisa teve como objetivo principal propor uma sequência de atividades, consolidadas num caderno pedagógico, cuja temática (manipulação e compartilhamento sem autorização de imagens das redes sociais com teor difamatório) está relacionada ao cotidiano dos estudantes, com vista a prestar auxílio aos professores a fomentarem nos estudantes o engajamento nas questões sociais, contribuindo assim para a formação de cidadãos capazes de participarem ativamente na sociedade. Para tanto, este trabalho foi perpassado pela abordagem interacional da argumentação como ferramenta para desenvolvimento de práticas reflexivas, construção de conhecimento e defesa de opinião. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista, caracterizada como uma pesquisa-ação, realizada com a participação dos estudantes do 9o ano do Colégio Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, situado em Esplanada, no interior da Bahia. Os dados foram coletados por meio de roda de conversa, atividade diagnóstica, de leitura e produção textual, além de análise de documentos e de observação registrada em diário de campo. Teoricamente, este trabalho filia-se aos estudos dos letramentos, os quais entendem a leitura e a escrita como práticas sociais (Kleiman, 1995, 2005 e 2010; Street, 1984), aos estudos da argumentação na perspectiva interacional (Azevedo; Moura, 2021; Azevedo; Monte; Reis, 2021; Azevedo et al., 2023; Piris, 2021). Discutem-se também as práticas sociais de leitura e escrita e sua efetivação no contexto escolar (Geraldi, 1984 e 1997; Bakhtin, 2012; Antunes, 2003; Cafiero, 2010), além de uma abordagem dos gêneros do discurso (Bakhtin, 2003) com destaque para o gênero artigo de opinião (Bräkling, 2000; Kaufman, Rodrigues, 1995; Boff, Koche, Marinello, 2009). Com base nessas discussões, sugere-se uma proposta de ensino que fomente nos estudantes um posicionamento crítico frente às práticas sociais da linguagem. Em síntese, defende- se a relevância de protagonizar as práxis de leitura e escrita que se aproximem da realidade social do estudante, visando ao engajamento e posicionamento crítico diante do mundo.
Abstract: Given the vulnerability individuals face on social media and the need to raise awareness about the importance of digital self-protection, this research aimed to propose a sequence of activities consolidated in an educational booklet. The them (manipulation and unauthorized sharing of defamatory images on social networks) relates directly to students’ daily lives and aims to support teachers in fostering student engagement with social issues, thereby contributing to the development of citizens capable of active participation in society. To achieve this, the study adopted an interactional approach to argumentation as a tool for developing reflective practices, constructing knowledge, and forming opinions. From a methodological perspective, this is a qualitative-interpretative research project characterized as action research, conducted among ninth-grade students at Dr. Antônio Carlos Magalhães Municipal School, located in Esplanada, a small city in Bahia. Data were collected through conversation circles, diagnostic activities, reading and writing tasks, as well as document analysis and observations recorded in a field journal. Theoretically, this work is grounded in literacy studies, which conceptualize reading and writing as social practices (Kleiman, 1995, 2005, 2010; Street, 1984), and in studies on argumentation from an interactional perspective (Azevedo & Moura, 2021; Azevedo, Monte & Reis, 2021; Azevedo et al., 2023; Piris, 2021). It also discusses social reading and writing practices and their implementation in the school context (Geraldi, 1984, 1997; Bakhtin, 2012; Antunes, 2003; Cafiero, 2010), in addition to addressing speech genres (Bakhtin, 2003), with a particular focus on the opinion article genre (Bräkling, 2000; Kaufman & Rodrigues, 1995; Boff, Koche & Marinello, 2009). Based on these discussions, a teaching proposal is presented to foster critical thinking among students regarding language-related social practices. In summary, this study underscores the importance of guiding reading and writing practices that are deeply connected to students’ social contexts, with the aim of fostering critical engagement and encouraging an active, reflective stance toward the world.
Palavras-chave: Letramento
Pensamento crítico
Argumentação
Redes sociais
Artigo de opinião
Escrita criativa (Ensino fundamental)
Literacy studies
Argumentation
Social media
Opinion article
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: PEREIRA, Jilmara da Silva. Letramento e argumentação na educação básica: proposta de ensino sobre manipulação de imagens para 9o ano. 2025. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22846
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