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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Entre a paisagem sagrada andina e o espaço museal brasileiro: a biografia social de um vaso kero tiwanakota no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Silva, Gabriel Rodrigues
Data do documento: 30-Mai-2025
Orientador: Garcia, Lorena Luana Wanessa Gomes
Coorientador: Vitry di Bello, Christian Federico
Resumo: A presente pesquisa visa investigar a biografia social de um vaso cerimonial kero da cultura andina de Tiwanaku, atualmente exposto no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF). A investigação teve como objetivo descrever a agência deste objeto, bem como as linhas da materialidade que o envolve. Compreendendo-o desde a extração de sua matéria-prima, passando por sua produção ceramista e seu uso ritualístico, até sua atual inserção no contexto museológico brasileiro. Como fundamentação teórica-metodológica, esta embasou-se a partir das teorias de Ian Hodder e Latour sobre agência e materialidade, articulando-as com a ontocosmovisão andina, de modo a propor uma abordagem decolonial que visa superar o dualismo ontológico dicotômico entre sujeito e objeto, valorizando o papel ativo do vaso enquanto agente relacional em distintas redes socioculturais. Adotou-se também uma análise comparativa com guias museográficos de coleções ceramistas andinas, permitindo a identificação do estilo e possível origem geográfica do vaso kero do MAEA-UFJF, classificado como pertencente ao estilo Acarapi. A partir desse referencial, objetivou-se também situar cronologicamente a peça dentro das fases da cultura Tiwanaku, encontrando sua datação aproximada. A dissertação destaca a relevância de compreender o kero não apenas como artefato arqueológico, mas como um “objeto gerador”, capaz de evocar práticas, memórias e cosmologias andinas, além de fomentar reflexões sobre a comunicação museológica em instituições brasileiras. Espera-se que os resultados contribuam para os debates sobre materialidade, agência e práticas museológicas sensíveis à pluriepistemologias, promovendo novos olhares sobre os acervos ameríndios em museus universitários.
Abstract: This research aims to investigate the social biography of a ceremonial kero vessel from the Andean Tiwanaku culture, currently exhibited at the Museum of Archaeology and American Ethnology of the Federal University of Juiz de Fora (MAEA-UFJF). The investigation sought to describe the agency of this object, as well as the material dimensions that surround it. It considers the vessel from the extraction of its raw material, through its ceramic production and ritual use, to its current placement within the Brazilian museological context. As a theoretical methodological foundation, the research draws on the theories of Ian Hodder and Bruno Latour regarding agency and materiality, articulating them with the Andean ontocosmology. The aim is to propose a decolonial approach that seeks to overcome the ontological dichotomy between subject and object, valuing the active role of the vessel as a relational agent within distinct sociocultural networks. A comparative analysis was also carried out using museographic guides of Andean ceramic collections, allowing for the identification of the style and possible geographic origin of the MAEA-UFJF kero vessel, classified as belonging to the Acarapi style. Based on this framework, the research also aims to place the piece chronologically within the phases of the Tiwanaku culture. The dissertation highlights the importance of understanding the kero not merely as an archaeological artifact, but as a “generative object”, capable of evoking Andean practices, memories, and cosmologies, while also fostering reflections on museological communication within Brazilian institutions. The results are expected to contribute to discussions on materiality, agency, and museological practices that are sensitive to pluriepistemologies, promoting new perspectives on Amerindian collections in university museums.
Palavras-chave: Arqueologia
Etnoarqueologia
Museus
Coleções arqueológicas
Antiguidades clássicas
Arte decorativa
Agency
Object Biography
Tiwanaku
Kero Vessel
Materiality
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA::ARQUEOLOGIA HISTORICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Arqueologia
Citação: SILVA, Gabriel Rodrigues. Entre a paisagem sagrada andina e o espaço museal brasileiro: a biografia social de um vaso kero tiwanakota no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2025. 245 f. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22862
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