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Tipo de Documento: Monografia
Título: A Reinvenção do cangaceiro contemporâneo em Cangaço novo
Autor(es): Conceição, Vinícius Nascimento da
Data do documento: 16-Abr-2025
Orientador: Gomes, Ana Ângela Farias
Resumo: O artigo aborda a representação contemporânea do cangaceiro na série Cangaço novo (2023), analisando como esse arquétipo foi construído e ressignificado no imaginário brasileiro. O objetivo do estudo é compreender como a imagem do cangaceiro é ressignificada ao longo do tempo e como essa mudança reflete as disputas narrativas sobre o Nordeste. A metodologia adotada envolve a análise comparativa de produções cinematográficas e televisivas que retratam o cangaceiro, com um enfoque na série. A pesquisa se apoia em conceitos de arquétipos, identidade cultural e regionalização da produção audiovisual. As principais descobertas indicam que a série ressignifica esse arquétipo ao incluir novas perspectivas sobre a identidade sertaneja e suas lutas contemporâneas. O artigo pretende contribuir para o desenvolvimento teórico sobre identidade cultural e memória coletiva, além de dialogar com debates sobre a representação regional no audiovisual brasileiro. Como conclusão, destaca-se que a ressignificação do cangaceiro na mídia reflete mudanças sociais e políticas, sendo um espaço de disputa simbólica sobre o Nordeste.
Abstract: This article addresses the contemporary representation of the “cangaceiro” in the series Cangaço novo (2023), analyzing how this archetype was built and reinterpreted in the Brazilian imaginary. The objective of the study is to understand how the image of the “cangaceiro” has been transformed over time and how this change reflects narrative disputes about the Brazilian Northeast. The methodology adopted involves the analysis of film and television productions that portray the “cangaceiro”, with a focus on the series. The research is based on concepts of archetypes, cultural identity, and regionalization of audiovisual production. The main discoveries indicate that the series reinterprets this archetype by including new perspectives on the “sertanejo” identity and its contemporary struggles. The article contributes to the theoretical development of cultural identity and collective memory, engaging with debates on regional representation in Brazilian audiovisual media. In conclusion, it is highlighted that the reinterpretation of the “cangaceiro” in the media reflects social and political changes, becoming a space of symbolic dispute over the Brazilian Northeast.
Palavras-chave: Cinema
Ensino superior (UFS)
Cinema brasileiro
Nordeste (Brasil)
Audiovisual
Personagem
Cangaço novo (Telenovela)
Brazilian cinema
Brazilian Northeast
Cangaço
Character
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual – São Cristóvão – Presencial
Citação: Conceição, Vinícius Nascimento da. A reinvenção do cangaceiro contemporâneo em Cangaço novo. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Cinema e Audiovisual) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22905
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