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dc.contributor.authorSantana, Andréa de Melo Narciso-
dc.date.accessioned2025-08-15T20:01:39Z-
dc.date.available2025-08-15T20:01:39Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.identifier.citationSANTANA, Andréa de Melo Narciso. O Teorema do Casamento de Hall e aplicações no ensino básico. 2025. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22924-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to present Hall’s Marriage Theorem, its variations and methodologies, aiming to combine theory and practice, stimulating students’ logical reasoning, critical thinking and creativity. In addition to the classic version of the theorem, two other reformulations were developed and related, distinguishing themselves from the usual theoretical framework. In order to contribute to the construction of a more inclusive, efficient, and motivating education, practical activities were proposed, and part of them was applied to second-year high school students. The practice, structured in three stages, allowed to observe the students’ progress in facing mathematical challenges. Despite the difficulties, the students’ engagement was remarkable, driven by the investigative approach and by the contextualization of Hall’s Marriage Theorem in practical and real situations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospor
dc.subjectAnálise combinatóriapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectTeorema de Hallpor
dc.subjectCasamentopor
dc.subjectCombinatóriapor
dc.subjectHall’s theoremeng
dc.subjectMarriageeng
dc.subjectCombinatoricseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleO Teorema do Casamento de Hall e aplicações no ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dória, André Vinicius Santos-
dc.description.resumoO objetivo desta disserta¸c˜ao ´e apresentar o Teorema do Casamento de Hall, suas varia¸c˜oes e metodologias, buscando combinar teoria e pr´atica, estimulando o racioc´ınio l´ogico, o pensamento cr´ıtico e a criatividade dos alunos. Em complemento `a vers˜ao cl´assica do teorema, duas outras reformula¸c˜oes foram desenvolvidas e relacionadas, distinguindo-se do referencial te´orico usual. Com o intuito de contribuir na constru¸c˜ao de um ensino mais inclusivo, eficiente e motivador, atividades pr´aticas foram propostas e parte delas foi aplicada em alunos do segundo ano do ensino m´edio. A pr´atica, estruturada em trˆes etapas, permitiu observar o progresso dos estudantes diante dos desafios matem´aticos. Apesar das dificuldades, o engajamento dos alunos foi not´avel, impulsionado pela abordagem investigativa e pela contextualiza¸c˜ao do Teorema do Casamento de Hall em situa¸c˜oes pr´aticas e reais.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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