Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22992
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O currículo e a formação do docente no curso de História da Universidade Federal de Sergipe : (1951-1992) |
Autor(es): | Reis, Adriano Borges |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Orientador: | Santos, Claudefranklin Monteiro |
Resumo: | Este trabalho analisa a trajetória histórica do Curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde sua criação em 1951, na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FCFS), até a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 1992. A pesquisa investiga como a memória institucional e a cultura escolar foram construídas e atualizadas ao longo desse período, em diálogo com as políticas educacionais e a realidade local. A análise utiliza os conceitos de memória institucional (LE GOFF, 1996; HALBWACHS, 2006) e cultura escolar (JULIA, 2001), além das reflexões de Bittencourt (2011) e Fonseca (2003) sobre a formação de professores de História. Conclui-se que o curso se constituiu como um espaço de disputa e resistência, no qual o vínculo entre ensino, pesquisa e memória histórica foi central para a sua identidade acadêmica. |
Abstract: | This paper analyzes the historical trajectory of the History Course at the Federal University of Sergipe (UFS), from its creation in 1951, at the Catholic Faculty of Philosophy of Sergipe (FCFS), until the mandatory completion of the Course Work (TCC) in 1992. The research investigates how institutional memory and school culture were constructed and updated throughout this period, in dialogue with educational policies and local reality. The analysis uses the concepts of institutional memory (LE GOFF, 1996; HALBWACHS, 2006) and school culture (JULIA, 2001), in addition to the reflections of Bittencourt (2011) and Fonseca (2003) on the training of History teachers. It is concluded that the course was constituted as a space of dispute and resistance, in which the link between teaching, research and historical memory was central to its academic identity. |
Palavras-chave: | História Ensino superior (UFS) Universidade Federal de Sergipe (UFS) Memória institucional Cultura escolar Formação de professores UFS History course Institutional memory School culture Teacher training |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Reis, Adriano Borges. O currículo e a formação do docente no curso de História da Universidade Federal de Sergipe : (1951-1992). São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22992 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriano_Borges_Reis.pdf | 218,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.