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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23107
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Rosângela Maria da Vitória | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T19:05:12Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T19:05:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rosângela Maria da Vitória. Formação e desenvolvimento profissional docente: desafios e perspectivas dos docentes atuantes em instituições de ensino de Aracaju/SE. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23107 | - |
dc.description.abstract | This study addresses the challenges in teacher education and the teaching profession, a central theme for the scientific community that necessitates reflective investigations into continuing education strategies adopted by school institutions and their contribution to teachers' professional development. This research aims to understand the continuing education strategies offered by educational institutions in Aracaju, Sergipe, Brazil, and their relationship with the professional development of teachers working in the final years of elementary school, considering the personal and institutional dimensions involved. To this end, it employs a qualitative and descriptive approach, utilizing data triangulation through an integrative literature review, questionnaires administered to 35 teachers, and interviews with 10 pedagogical coordinators. The data analysis is based on Flick's (2009) approach. The results indicate that the training strategies offered by schools are still largely discontinued, poorly contextualized, and focused on isolated actions. Furthermore, they reveal weaknesses in the institutional support for professional development, particularly regarding the planning, evaluation, and monitoring of these training programs. However, this investigation highlights the importance of collaborative learning among peers and teacher agency as positive and desirable elements for constructing more effective professional development pathways. In conclusion, the findings of this study contribute to the improvement of school policies and practices aimed at valuing the teaching profession and the continuous qualification of teachers. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação – estudo e ensino | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Sergipe | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | por |
dc.subject | Qualificações profissionais | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | por |
dc.subject | Estratégias formativas | por |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Teacher professional development | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Training strategies | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Formação e desenvolvimento profissional docente: desafios e perspectivas dos docentes atuantes em instituições de ensino de Aracaju/SE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Cláudio Pinto | - |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda os desafios da formação e do trabalho docente, um tema central para a comunidade científica que demanda investigações reflexivas sobre as estratégias de formação continuada nas instituições escolares e sua contribuição para o desenvolvimento profissional dos professores. Esta pesquisa objetiva compreender as estratégias de formação continuada ofertadas pelas instituições de ensino em Aracaju-SE e sua relação com o desenvolvimento profissional de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando as dimensões pessoais e institucionais envolvidas. Para tanto, adota uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a triangulação de dados por meio de revisão integrativa da literatura, aplicação de questionários a 35 professores e entrevistas com 10 coordenadores pedagógicos, cuja análise se fundamenta na abordagem de Flick (2009). Os resultados evidenciam que as estratégias formativas oferecidas pelas escolas ainda são, em grande parte, descontinuadas, pouco contextualizadas e centradas em ações pontuais, além de demonstrarem fragilidades no apoio institucional ao desenvolvimento profissional, especialmente no planejamento, avaliação e acompanhamento das formações. Contudo, esta investigação destaca a importância da aprendizagem colaborativa entre pares e o protagonismo docente como elementos positivos e desejáveis para a construção de percursos formativos mais eficazes. Em conclusão, os resultados deste estudo contribuem para o aprimoramento de políticas e práticas escolares voltadas à valorização da docência e à qualificação contínua dos professores. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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