Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23130
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Ingrid Chaiane Conceição-
dc.date.accessioned2025-09-17T11:25:47Z-
dc.date.available2025-09-17T11:25:47Z-
dc.date.issued2025-09-03-
dc.identifier.citationSantos, Ingrid Chaiane Conceição. O serviço social na rede pública estadual de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23130-
dc.description.abstractEste artículo analiza la inclusión del Trabajo Social en la educación básica, con el objetivo de destacar la lucha histórica y la necesidad de que los profesionales de este campo ocupen este espacio. Para lograr este objetivo, se realizaron estudios e investigaciones bibliográficas. El debate reveló los desafíos enfrentados, así como la ardua y persistente trayectoria de más de dos décadas de trabajadores sociales en la búsqueda de este logro. Cabe destacar también el papel del Estado, que, ligado a las políticas neoliberales, ha mostrado una inversión limitada en políticas sociales, incluyendo la política educativa. Sin embargo, la promulgación de la Ley n.º 13.935/2019 brindó un panorama esperanzador para la inclusión efectiva de esta función, aunque aún queda mucho por hacer para alcanzar plenamente este objetivo. El objetivo del trabajo fue analizar la inserción del Servicio Social en la educación estatal de Sergipe.spa
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação básica (Sergipe)por
dc.subjectPolítica de educaçãopor
dc.subjectLei nº 13.935/2019por
dc.subjectTrabajo socialspa
dc.subjectEducación básicaspa
dc.subjectPolítica educativaspa
dc.subjectLey n.º 13.935/2019spa
dc.titleO serviço social na rede pública estadual de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lourenço, Jetson-
dc.description.resumoO presente trabalho discute a inserção do Serviço Social na educação básica, tendo como objetivo evidenciar a luta histórica e a necessidade de ocupação desse espaço pelos profissionais da área. Para alcançar tal objetivo, foram realizados estudos e pesquisas bibliográficas. O debate revelou os desafios enfrentados, bem como a árdua e persistente trajetória de mais de duas décadas dos assistentes sociais em busca dessa conquista. Destaca-se, ainda, o papel do Estado, que, vinculado a políticas neoliberais, tem se mostrado limitado no investimento em políticas sociais, entre elas a política de educação. Contudo, a promulgação da Lei nº 13.935/2019 trouxe uma perspectiva de esperança para a efetivação dessa inserção, embora ainda haja muito a avançar para que tal objetivo seja plenamente concretizado. O objeto do trabalho foi realizar a analise da inserção do Serviço Social na educação estadual de Sergipe.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ingrid_Chaiane_Conceicao_Santos.pdf640,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.