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dc.contributor.authorCastro, Bárbara Vitória Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-17T11:39:03Z-
dc.date.available2025-09-17T11:39:03Z-
dc.date.issued2024-09-09-
dc.identifier.citationCastro, Bárbara Vitória Oliveira. Comunicação política digital : um estudo sobre a utilização das mídias sociais digitais por congressistas sergipanos. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23132-
dc.description.abstractThe study of the political use of digital social media is a topic that has been highlighted in contemporary social sciences, especially in political science. The general objective of this research is to understand how Sergipe's congressmen who stand out most on digital social media use these spaces to communicate with citizens during non-electoral periods. For this purpose, a bibliographical research was carried out that gave rise to the theoretical foundation of the work, a field research involving digital ethnography and content analysis and, lastly, ethnographic interviews, with the aim of understand the digital political communication of Sergipe congressmen in non-electoral periods. The main results of the research show that politicians from the Sergipe legislature tend to use digital social media as a way of propagating their benefits, disregarding posts with a more mobilizing bias; in addition to focusing on more personalized content, investing more in personal capital rather than delegated capital. The conclusion of the research was that the use of digital social media by politicians results in communication that follows an endless election logic, where politicians not only govern or legislate, but do so as if they were campaigning all the time.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectMídias sociaispor
dc.subjectComunicação políticapor
dc.subjectEleição interminávelpor
dc.subjectPersonalismopor
dc.subjectDigital social mediaeng
dc.subjectPolitical communicationeng
dc.subjectEndless electioneng
dc.subjectPersonalismeng
dc.subjectCampanha eleitoral digitalpor
dc.titleComunicação política digital : um estudo sobre a utilização das mídias sociais digitais por congressistas sergipanospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Wilson José Ferreira de-
dc.description.resumoO estudo do uso político das mídias sociais digitais é um tema que vem apresentando destaque nas ciências sociais contemporâneas, especialmente na ciência política. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a forma que os congressistas sergipanos que mais se destacam nas mídias sociais digitais utilizam desses espaços para se comunicarem com os cidadãos em período não eleitoral. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que deu origem a fundamentação teórica do trabalho, uma pesquisa de campo envolvendo etnografia digital e análise de conteúdo e, por fim, entrevistas etnográficas, com o intuito de entender a comunicação política digital dos congressistas sergipanos em período não eleitoral. Os principais resultados da pesquisa mostram que os políticos do legislativo sergipano tendem a utilizar as mídias sociais digitais como forma de propagar suas benfeitorias, desprezando postagens com um viés mais mobilizador; além de focar em um conteúdo mais personalizado, investindo mais no capital pessoal em detrimento de um capital delegado. A conclusão da pesquisa foi que o uso das mídias sociais digitais pelos políticos resulta em uma comunicação que segue uma lógica de eleição interminável, onde os políticos não apenas governam ou legislam, mas o fazem como se estivessem o tempo todo em campanha.pt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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