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dc.contributor.authorSantos, Beatriz Gomes Lima-
dc.date.accessioned2025-09-17T12:02:35Z-
dc.date.available2025-09-17T12:02:35Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.citationSantos, Beatriz Gomes Lima. Autenticação de documentos escolares da rede pública em Sergipe : o uso da diplomática e da tipologia documental no processo de verificação. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23137-
dc.description.abstractThis study investigates the authentication process of school completion certificates within the context of basic education, focusing on the role of the Serviço de Documentação de Escolas Ativas (SEDEA), a sector linked to the Departamento de Inspeção Escolar (DIES), under the Secretaria de Estado da Educação (SEED). The main objective is to understand how this process is conducted and whether the principles of Diplomatics and Documentary Typology are applied during its execution. The research adopts a hypothetical-deductive method, based on the hypothesis that, by using a standardized model authorized by the department itself, the authentication process does not require formal diplomatic analysis at the moment of verification. To test this hypothesis, the study employs a mixed-method approach, combining qualitative and quantitative techniques, with an exploratory and descriptive character. The theoretical framework is grounded in an extensive literature review, documentary analysis, and case studies of previous authentication procedures. The results indicate that the standardized model enables educational institutions to issue certificates that already meet the criteria of diplomatic authenticity. Thus, SEDEA’s role is limited to verifying the accuracy of the data presented in the document, rather than conducting structural or formal content analysis. Furthermore, the study identifies the use of Documentoscopy through the validation of codes printed on the certificates, serving as a supplementary tool in the authentication process. It also highlights the importance of document management and school archives as essential components for ensuring the authenticity and traceability of information. The study concludes that, even without the full application of documentary sciences, the Department of School Inspection effectively authenticates educational documents, ensuring their legitimacy and reliability.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectDiplomáticapor
dc.subjectDocumentação escolar (Sergipe)por
dc.subjectTipologia documentalpor
dc.subjectDocumentoscopiapor
dc.subjectVeracidadepor
dc.subjectDiplomaticeng
dc.subjectSchool documentationeng
dc.subjectDocumentary typologyeng
dc.subjectDocumentoscopyeng
dc.subjectVeracityeng
dc.subjectDocumentação de Escolas Ativas (SEDEA)por
dc.subjectDepartamento de Inspeção Escolar (DIES)por
dc.subjectSecretaria de Estado da Educação (SEED)por
dc.subjectDocumentaçãopor
dc.titleAutenticação de documentos escolares da rede pública em Sergipe : o uso da diplomática e da tipologia documental no processo de verificaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender o processo de autenticação dos certificados de conclusão escolar no contexto da educação básica, com foco na atuação do Serviço de Documentação de Escolas Ativas (SEDEA), setor vinculado ao Departamento de Inspeção Escolar (DIES), subordinado à Secretaria de Estado da Educação (SEED). O estudo tem como objetivo compreender como esse processo é realizado e verificar se há aplicação dos fundamentos da Diplomática e da Tipologia Documental durante sua execução. A pesquisa adota o método hipotético-dedutivo, partindo da hipótese de que, ao utilizar um modelo padronizado autorizado pelo próprio departamento, o processo de autenticação dispensa análises diplomáticas formais no momento da verificação. Para a confirmação da hipótese, aplica-se uma abordagem metodológica mista, de natureza qualiquantitativa, com caráter exploratório e descritivo. A fundamentação teórica baseia-se em ampla revisão bibliográfica, análise documental e estudo de casos de autenticações previamente realizadas. Os resultados apontam que o modelo preestabelecido permite às instituições de ensino emitirem certificados que já atendem aos critérios de autenticidade diplomática. Dessa forma, o papel do SEDEA se concentra na verificação da veracidade das informações constantes no documento, e não necessariamente em análises estruturais ou formais do conteúdo. Além disso, a pesquisa identifica o uso da Documentoscopia, por meio da validação de códigos presentes nos certificados, como recurso auxiliar nesse processo. Evidencia-se também a importância da gestão documental e do arquivo escolar como componentes essenciais para a autenticidade e rastreabilidade das informações. Por fim, conclui-se que, mesmo sem a aplicação direta das ciências documentais em sua totalidade, o Departamento de Inspeção Escolar realiza a autenticação de forma eficaz, garantindo a legitimidade e confiabilidade dos documentos emitidos pelas instituições escolares.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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