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dc.contributor.authorSilva, José Henrique de Jesus-
dc.date.accessioned2025-09-23T13:35:30Z-
dc.date.available2025-09-23T13:35:30Z-
dc.date.issued2025-07-18-
dc.identifier.citationSILVA, José Henrique de Jesus. Educação e acuirlombamento: contribuições de Jota Mombaça e Rosana Paulino como dimensão teórica-metodológica para tecer um pensamento educacional negro radical. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23206-
dc.description.abstractIn the uprooting and in the germination of Black memories lie the paths by which this dissertation proposes itself as a movement of colonial rupture, aiming at the construction of a radical Black philosophical education. Through movements of imagination, I amplify other modes of learning in the face of the knowledges generated by dissident Black experiences. dissertation places at its center the works of the Black artists and intellectuals Jota Mombaça and Rosana Paulino, as a theoretical and methodological dimension for weaving a Black educational thought. Through these authors, we seek to investigate the concepts of aquilombamento and acuirlombamento and their contributions to education, considering the fissures and weavings strained within an anti-colonial and counter-colonial educational practice, in a Ladino-Amefrican territory, which seeks to understand the processes of subversion that an aquilombada and acuirlombada education produces when confronting colonialism, coloniality, racism, anti-Blackness, homophobia, transphobia, machismo, and other forms of oppression. By activating poetics and art as potent resources for a colonial desertion, grounded in an undisciplined escrevivente sub-methodology, the research is structured in defense of an acuirlombada education and pedagogy as a mode of engagement guided by dissident Black experience, between quartos de despejo. Thus, I position this research as a possibility for reimagining other worlds, as an abandonment of the colonial world, in the demand for the unpayable debt the colonial world maintains over Black existence.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectQuilombopor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectNegros – Educaçãopor
dc.subjectCultura afro-brasileirapor
dc.subjectSujeito Amefricanopor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectPedagogia acuirlombadapor
dc.subjectJota Mombaçapor
dc.subjectRosana Paulinopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAmefrican subjecteng
dc.subjectAcuirlombed pedagogyeng
dc.titleEducação e acuirlombamento: contribuições de Jota Mombaça e Rosana Paulino como dimensão teórica-metodológica para tecer um pensamento educacional negro radicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Alfrâncio Ferreira-
dc.description.resumoNo desterramento e na germinação das memórias negras, encontram-se os caminhos pelos quais esta dissertação se propõe como um movimento de ruptura colonial, visando à construção de uma educação filosófica negra radical. Em movimentos de imaginação, potencializo outros modos de aprendizagem diante dos saberes gerados pelas experiências negras dissidentes. A dissertação toma como centralidade as obras das artistas e intelectuais negras Jota Mombaça e Rosana Paulino, como dimensão teórica e metodológica para tecer um pensamento educacional negro. Buscamos, por meio dessas autoras, investigar os conceitos de aquilombamento e acuirlombamento e suas contribuições para a educação, considerando as fissuras e tessituras tensionadas numa prática educativa anticolonial e contracolonial, em território ladino-amefricano, que busca compreender os processos de subversão que uma educação aquilombada e acuirlombada produz ao enfrentar o colonialismo, a colonialidade, o racismo, a antinegritude, a homofobia, a transfobia, o machismo e outras formas de opressão. Ao acionar a poética e a arte como recursos potencializadores para uma deserção colonial, sedimentada em uma submetodologia escrevivente indisciplinar, a pesquisa se estrutura, tomando como defesa, uma educação e pedagogia acuirlombadas como modo de engajamento gerido pela experiência negra dissidente, entre quartos de despejo. Assim, posiciono esta pesquisa como uma possibilidade de reimaginação de outros mundos, como um abandono do mundo colonial, na cobrança da dívida impagável mantida pelo mundo colonial sobre a existência negra.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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