Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23280
Tipo de Documento: Monografia
Título: Os desafios para a prospecção de clientes em uma administradora de cartões de crédito em Aracaju/SE
Autor(es): Oliveira, João Paulo de
Data do documento: 17-Abr-2025
Orientador: Zambanini, Marcos Eduardo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os principais desafios para a prospecção de clientes em uma administradora de cartões de crédito em Aracaju/SE. A metodologia utilizada deu-se como pesquisa qualitativa básica e exploratória, por meio de levantamento de campo, cuja fonte de evidências foi uma entrevista junto ao gestor da empresa. Os principais resultados, obtidos por meio da entrevista realizada com um gestor de Marketing, apontam que a empresa possui alcance e representatividade regional, o que redunda em algumas limitações. Desse modo, concluiu-se que a prospecção de clientes neste setor enfrenta desafios significativos, como a concorrência com bancos digitais, a comunicação com o cliente, a personalização dos serviços e a busca por diferenciais nos benefícios oferecidos. No entanto, estratégias como o uso de tecnologias para análise de dados, aprimoramento do CRM e personalização das ofertas demonstram potencial para otimizar a captação e fidelização de clientes.
Abstract: The objective of this study was to analyze the main challenges in customer prospecting for a credit card management company in Aracaju, Brazil. The methodology employed was a basic and exploratory qualitative research approach, conducted through fieldwork, with the primary source of evidence being an interview with the company's manager. The main findings, obtained through an interview with a Marketing Manager, indicate that the company has regional reach and representativeness, which results in certain limitations. Thus, it was concluded that customer prospecting in this sector faces significant challenges, such as competition with digital banks, communication with customers, service personalization, and the pursuit of differentiated benefits. However, strategies such as the use of data analysis technologies, CRM enhancement, and personalized offerings show potential to optimize both customer acquisition and retention.
Palavras-chave: Administração
Ensino superior (UFS)
Cartão de crédito
Tecnologia
Empréstimo (Finaças)
Administração financeira
Administração de crédito (Aracaju, SE)
Credit card
Technology
Prospecting
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Oliveira, João Paulo de. Os desafios para a prospecção de clientes em uma administradora de cartões de crédito em Aracaju/SE. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23280
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao_Paulo_Oliveira.pdf824,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.