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dc.contributor.authorSouza, Rayane Tavares de-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:43:41Z-
dc.date.available2025-09-26T13:43:41Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.citationSouza, Rayane Tavares de. Planejamento estratégico : proposta de implementação para uma Empresa de Pequeno Porte, varejista e atacadista do ramo de bicicletas. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23285-
dc.description.abstractGiven the constant changes in the market, small businesses need to be well-prepared, making strategic planning essential. Thus, this study presents an intervention proposal for a small wholesale and retail bicycle shop. The objective is to identify the company’s operational, administrative, and strategic challenges, proposing solutions aimed at the sustainable growth of the business. The methodology includes market analysis, organizational diagnosis, data collection and interviews with the company’s manager. Through the study, critical areas such as financial management, marketing strategies, inventory control, the absence of an action plan, and other issues were identified. As intervention measures, actions such as implementing a structured and documented action plan, strengthening digital presence, optimizing logistical processes, and training the team are proposed. It is expected that, by applying the suggested strategies, the company will improve its competitiveness, retain customers, and increase its market share. This study reinforces the importance of innovation and strategic planning for small businesses in the sector, contributing to the development of the enterprise. Furthermore, it is concluded that this research contributed to the academic learning process, as it allowed for an in-depth study of the topic, focusing on its practical application in a small business.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectFerramentas de gestãopor
dc.subjectEmpresa familiarpor
dc.subjectIdentificação de áreas críticaspor
dc.subjectGestão financeirapor
dc.subjectEstratégias de marketingpor
dc.subjectControle de estoquepor
dc.subjectEmpresa de Pequeno Porte (EPP)por
dc.subjectAtacado e varejo de bicicletaspor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectManagement toolseng
dc.subjectFamily businesseng
dc.subjectMicro e Pequenas Empresaspor
dc.subjectBicicleta (Mercado)por
dc.titlePlanejamento estratégico : proposta de implementação para uma Empresa de Pequeno Porte, varejista e atacadista do ramo de bicicletaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Zambanini, Marcos Eduardo-
dc.description.resumoDiante das crescentes mudanças do mercado, as pequenas empresas necessitam estar preparadas e isso torna relevante a elaboração de um planejamento estratégico. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção para uma loja de pequeno porte que atua no segmento de atacado e varejo de bicicletas. O objetivo é identificar desafios operacionais, administrativos e estratégicos da Empresa, propondo soluções que visem o crescimento sustentável do negócio. A metodologia adotada inclui análise de mercado, diagnóstico organizacional, levantamento de dados e entrevistas com o gestor da Empresa. Por meio do estudo, foram identificadas áreas críticas, como gestão financeira, estratégias de marketing, controle de estoque, ausência do plano de ação e outras. Como medidas de intervenção, propõem-se ações como a implementação de um plano de ação estruturado e documentado, fortalecimento da presença digital, otimização dos processos logísticos e capacitação da equipe. Espera-se então, com a aplicação das estratégias sugeridas, que a Empresa possa melhorar sua competitividade, fidelizar clientes e aumentar sua participação no mercado. Este estudo reforça a importância da inovação e do planejamento estratégico para pequenas empresas do setor, contribuindo para o desenvolvimento do empreendimento. Desse modo, conclui-se que o presente trabalho contribuiu com o aprendizado da acadêmica, pois permitiu um estudo profundo no tema, com foco em sua aplicação prática em uma pequena empresa.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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