Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23295
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Lorena Eduarda da Costa-
dc.date.accessioned2025-09-26T15:28:53Z-
dc.date.available2025-09-26T15:28:53Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Lorena Eduarda da Costa. Literatura infantojuvenil no livro didático a conquista – língua portuguesa – 6º ano. 2025. 52 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23295-
dc.description.abstractThe presence of children's and young adult literature in textbooks is justified by its importance in shaping critical readers who are capable of reflecting on social, cultural, and ethical values from an early age. Considering that the textbook is one of the main pedagogical tools in the school environment, the problem arises of understanding how this type of literature is addressed and utilized in teaching practices. Therefore, this study aims to analyze the presence of children's and young adult literature in textbooks and its contribution to the development of critical and reflective readers, promoting cultural diversity and inclusion within the school context. To this end, a qualitative analysis is conducted on the textbook A Conquista – Língua Portuguesa – 6o ano, relating its content to the principles of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and the socio-interactionist theory. The theoretical framework is based on authors such as Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Edmir Perrotti, Elaine Freibeger, and Lilia Cademartori, who discuss the aesthetic, pedagogical, and social functions of children's and young adult literatureThe analysis shows that the book proposes a literary approach integrated into various genres, such as adventure narratives, folktales, and cordel literature, with content that encourages reflection on identity, representation, and social issues. This leads to the conclusion that children's literature, when introduced critically and contextually, significantly contributes to building an inclusive, diverse, and humanizing education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLeitura críticapor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e ensinopor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectChildren's literatureeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectCritical readingeng
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleLiteratura infanto juvenil no livro didático a conquista – língua portuguesa – 6º anopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Derli Machado de-
dc.description.resumoA presença da literatura infantojuvenil nos livros didáticos justifica-se pela sua importância na formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre valores sociais, culturais e éticos desde a infância. Considerando que o livro didático é um dos principais instrumentos pedagógicos no ambiente escolar, surge o problema de compreender como essa literatura é abordada e utilizada nas práticas de ensino. Objetiva-se, assim, analisar a presença da literatura infantojuvenil nos livros didáticos e sua contribuição para a formação de leitores críticos e reflexivos, promovendo a diversidade cultural e a inclusão no contexto escolar. O referencial teórico baseia-se em autores como Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Edmir Perrotti, Elaine Freibeger e Lilia Cademartori, que discutem a função estética, pedagógica e social da literatura infantojuvenil. Para tanto, procede-se à análise qualitativa da obra didática “A Conquista – Língua Portuguesa – 6o ano”, relacionando seus conteúdos aos princípios da Base Nacional Comum Curricular e à teoria sociointeracionista. Desse modo, observa-se que o livro propõe uma abordagem literária integrada a gêneros diversos, como narrativa de aventura, conto popular e cordel, com conteúdos que favorecem a reflexão sobre identidade, representatividade e questões sociais. O que permite concluir que a literatura infantojuvenil, quando inserida de forma crítica e contextualizada, contribui significativamente para a construção de uma educação inclusiva, plural e humanizadora.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lorena_Eduarda_Costa_Santos.pdf1,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.