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Tipo de Documento: Dissertação
Título: O papel do PIBID na construção de saberes docentes nos cursos da área de ciências da natureza da Universidade Federal de Sergipe Campus Professor Alberto Carvalho
Autor(es): Teixeira, Beatriz Mota
Data do documento: 29-Fev-2024
Orientador: Lima, João Paulo Mendonça
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a construção de saberes docentes pelos estudantes dos cursos da área de Ciências da Natureza da UFS Campus Professor Alberto Carvalho participantes do edital CAPES N° 2/2020 do PIBID (Brasil, 2020a). Além de identificar quais saberes docentes estiveram presentes de forma majoritária; analisar o papel do PIBID para a construção destes saberes; investigar as repercussões promovidas pelo PIBID; e analisar o papel das orientações dos coordenadores de área e professores supervisores na formação inicial dos pibidianos dos cursos da área de Ciências da Natureza. Para isso, foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa (Flick, 2009), devido ao seu papel na compreensão de significados que podem ser encontrados a partir de uma análise descritiva e interpretativa. Os dados foram coletados através de questionários e entrevistas semiestruturadas, a fim de compreender de forma mais aprofundada o objeto de estudo. Os dados foram analisados por meio da teoria de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Com base nos dados coletados, observa-se que o PIBID promoveu a construção dos saberes docentes apontados por Tardif (2010): saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais; tendo o saber experiencial como majoritário. Os dados revelam ainda a importância do PIBID na compreensão da profissão docente, melhor desempenho no curso, conhecimento acerca de recursos voltados para o ensino, além de ter influenciado alguns bolsistas na permanência do curso. Além disso, os dados apontaram a mobilização de um saber docente diferente dos propostos por Tardif (2010): o saber docente tecnológico. Também foi possível analisar que as orientações dos coordenadores e professores supervisores promoveram uma consolidação acerca de compreensões do que é ser professor, e que as atividades realizadas no PIBID tiveram um importante suporte para a prática docente.
Abstract: This research aimed to investigate the construction of teaching knowledge by students of courses in the area of Natural Sciences at UFS Campus Professor Alberto Carvalho participating in the CAPES notice N° 2/2020 of PIBID (Brasil, 2020a). In addition to identifying which teaching knowledge was a present in a majority way; analyze the role of PIBID for the construction of this knowledge; investigate the repercussions promoted by PIBID; and to analyze the role of the orientations of area coordinators and supervising teachers in the initial training of teachers in the pibidianos of the courses in the area of Natural Sciences. To this end, a qualitative research was adopted (Flick, 2009), due to its role in understanding meanings that can be found from a descriptive and interpretative analysis. Data were collected through questionnaires and semi-structured interviews, in order to understand the object of study in a more in-depth way. The data were analyzed using the theory of Content Analysis (Bardin, 2016). Based on the data collected, it is observed that PIBID promoted the construction of the teaching knowledge pointed out by Tardif (2010): professional training knowledge, disciplinary knowledge, curricular knowledge and experiential knowledge; having experiential knowledge as the majority. The data also reveal the importance of PIBID in the understanding of the teaching profession, better performance in the course, knowledge about resources aimed at teaching, in addition to having influenced some scholarship holders in the permanence of the course. In addition, the data pointed to the mobilization of a teaching knowledge different from those proposed by Tardif (2010): the technological teaching knowledge. It was also possible to analyze that the orientations of the coordinators and supervising teachers promoted a consolidation of understandings of what it is to be a teacher, and that the activities carried out in PIBID had an importante support for teaching practice.
Palavras-chave: PIBID
Saberes docentes
Formação inicial de professores
Ciências da natureza
Ciências naturais
Professores - Formação
Universidades e faculdades - Currículos
Formação profissional
Teaching knowledge
Initial teacher training
Natural sciences
área CNPQ: OUTROS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciências Naturais
Citação: TEIXEIRA, Beatriz Mota. O papel do PIBID na construção de saberes docentes nos cursos da área de ciências da natureza da Universidade Federal de Sergipe Campus Professor Alberto Carvalho. 2024. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23363
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