Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHilário, Leomir Cardoso-
dc.contributor.authorCunha, Eduardo Leal-
dc.date.accessioned2025-10-07T20:33:07Z-
dc.date.available2025-10-07T20:33:07Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationHILÁRIO, L. C.; CUNHA, E. L. Michel Foucault e a Escola de Frankfurt: reflexões a partir da obra Crítica do Poder, de Axel Honneth. Trans/Form/Ação, Marília, v. 35, n. 3, p. 157-188, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/QBt8fwkpdLdmhgqc8HbVdrK/?lang=pt. Acesso em: 7 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1980-539X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23376-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulistapt_BR
dc.relation.ispartofTrans/Form/Açãopt_BR
dc.subjectFoucaultpor
dc.subjectHonnethpor
dc.subjectEscola de Frankfurtpor
dc.subjectCrítica do Poderpor
dc.titleMichel Foucault e a Escola de Frankfurt: reflexões a partir da obra Crítica do Poder, de Axel Honnethpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar os elementos centrais da crítica realizada por Axel Honneth ao pensamento de Michel Foucault, em Crítica do Poder, articulando-a com sua análise da obra do chamado “círculo interno” da Escola de Frankfurt, principalmente Adorno e Horkheimer. Dessa maneira, entende-se que Honneth opera uma aproximação do pensamento foucaultiano à tradição crítica frankfurtiana, com ênfase em deficiências comuns que apontam para uma filiação entre os autores e, ao mesmo tempo, para sua insuficiência na análise da sociedade contemporânea. Tal leitura, contudo, em que pese sua inovação em pôr lado a lado Foucault e Habermas enquanto desenvolvimentos rivais da Teoria Crítica, é limitada tanto cronologicamente, por não levar em consideração a reorientação realizada por Foucault, a partir de 1978, quanto por identificar problematicamente as noções de poder e dominação. Essa limitação não inviabiliza, entretanto, manter o gesto de convergência entre o pensamento foucaultiano e a Escola de Frankfurt, pensando-o através de uma via positiva, que não se restrinja às limitações das suas ferramentas críticas, mas que, ao contrário, ao focalizar a radicalidade de tal crítica, torne possível destacar a sua atualidade.pt_BR
dc.description.localMaríliapt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MichaelFocaultEscolaFrankfurt.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.