Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23376
Tipo de Documento: Artigo
Título: Michel Foucault e a Escola de Frankfurt: reflexões a partir da obra Crítica do Poder, de Axel Honneth
Autor(es): Hilário, Leomir Cardoso
Cunha, Eduardo Leal
Data do documento: Dez-2012
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os elementos centrais da crítica realizada por Axel Honneth ao pensamento de Michel Foucault, em Crítica do Poder, articulando-a com sua análise da obra do chamado “círculo interno” da Escola de Frankfurt, principalmente Adorno e Horkheimer. Dessa maneira, entende-se que Honneth opera uma aproximação do pensamento foucaultiano à tradição crítica frankfurtiana, com ênfase em deficiências comuns que apontam para uma filiação entre os autores e, ao mesmo tempo, para sua insuficiência na análise da sociedade contemporânea. Tal leitura, contudo, em que pese sua inovação em pôr lado a lado Foucault e Habermas enquanto desenvolvimentos rivais da Teoria Crítica, é limitada tanto cronologicamente, por não levar em consideração a reorientação realizada por Foucault, a partir de 1978, quanto por identificar problematicamente as noções de poder e dominação. Essa limitação não inviabiliza, entretanto, manter o gesto de convergência entre o pensamento foucaultiano e a Escola de Frankfurt, pensando-o através de uma via positiva, que não se restrinja às limitações das suas ferramentas críticas, mas que, ao contrário, ao focalizar a radicalidade de tal crítica, torne possível destacar a sua atualidade.
Palavras-chave: Foucault
Honneth
Escola de Frankfurt
Crítica do Poder
ISSN: 1980-539X
Parte de : Trans/Form/Ação
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista
Citação: HILÁRIO, L. C.; CUNHA, E. L. Michel Foucault e a Escola de Frankfurt: reflexões a partir da obra Crítica do Poder, de Axel Honneth. Trans/Form/Ação, Marília, v. 35, n. 3, p. 157-188, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/QBt8fwkpdLdmhgqc8HbVdrK/?lang=pt. Acesso em: 7 out. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23376
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MichaelFocaultEscolaFrankfurt.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.