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dc.contributor.authorPassos, Luiz Fernando Lima-
dc.date.accessioned2025-10-13T20:00:16Z-
dc.date.available2025-10-13T20:00:16Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.citationPASSOS, Luiz Fernando Lima. Entre ações e representações: uma recompilação dos Estudos Menores no Brasil. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23452-
dc.description.abstractThis study sought to analyze the impacts of the implementation of the Minor Studies reform of 1759 in Brazil, as represented in theses and dissertations on this topic. We sought to compose a broader picture than most recent studies, which have focused on analyzing the impacts of this reform in a specific manner. Therefore, we conducted research on the historiography of the topic. We also analyzed how the reformist educational process was constructed, clearly inspired by aspects of the Enlightenment, which had as one of its foundations the establishment of educational legislation that regulated education in Portugal and its domains during much of the Pombaline era.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória do Brasilpor
dc.subjectReforma do ensinopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectMarquês de Pombalpor
dc.subjectEstudos Menorespor
dc.subjectPeríodo Pombalinopor
dc.subjectReformas Pombalinaspor
dc.subjectMinor Studieseng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectPombaline periodeng
dc.subjectPombaline reformseng
dc.titleEntre ações e representações: uma recompilação dos Estudos Menores no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, José Eduardo-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar os impactos da aplicação da reforma dos Estudos Menores, de 1759, no Brasil, tal como foi representada nas teses e dissertações acerca desta temática. Buscamos compor um quadro mais amplo do que a maior parte dos estudos recentes, que se dedicaram a analisar os impactos desta reforma de maneira específica, logo, realizamos uma investigação, no que diz respeito a historiografia do tema. Também analisamos como foi construído o processo educacional reformista, evidentemente com inspiração em aspectos do iluminismo, que teve como uma das suas bases a edificação de uma legislação educacional que regulamentou a educação em Portugal e nos seus domínios durante grande parte da época pombalina. Palavras-chave: Estudos Menores; História da Educação; Período Pombalino; Reformas Pombalinas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Luiz Eduardo-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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