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dc.contributor.authorWanderley, Giullia Tauil-
dc.date.accessioned2025-10-16T13:05:49Z-
dc.date.available2025-10-16T13:05:49Z-
dc.date.issued2025-09-16-
dc.identifier.citationWanderley, Giullia Tauil. O acesso da comunidade surda à rede básica de ensino de Aracaju. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23538-
dc.description.abstractThis study focused on educational policy for the deaf population. The overall objective was to identify inclusive education policies for deaf people that promote access to basic education in Aracaju, from the perspective of guaranteeing rights. The specific objectives outlined were: to discuss public policies on inclusive education in Brazil and in Aracaju; to briefly highlight the types of teaching methodologies for deaf people and to identify how deaf people access basic education in Aracaju. The method of analysis was historical-dialectical materialism, which guided the analysis of the laws and historical context of the topic addressed. The research was characterized as exploratory descriptive, qualitative in nature, through the collection of bibliographic and documentary data. The main results indicate that, although there have been notable advances in legislation and the expansion of enrollment from an inclusive perspective, there remain weaknesses related to linguistic accessibility, the shortage of trained professionals, and effective curriculum adaptation. Thus, the study points to the need to increase investment in the implementation of specific public policies that guarantee the full inclusion of the deaf community in basic education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectPessoas surdaspor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectEducação inclusiva (Aracaju, SE)por
dc.subjectPessoas com necessidades específicaspor
dc.subjectDeaf peopleeng
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titleO acesso da comunidade surda à rede básica de ensino de Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Cecília Tavares-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objeto de estudo a política educacional para a população surda e, como objetivo geral, abordar as políticas de educação inclusiva para pessoas surdas que promovem o acesso à rede básica de ensino em Aracaju, na perspectiva de garantia de direitos. Os objetivos específicos delineados foram: discorrer sobre as políticas públicas de educação inclusiva no Brasil e em Aracaju; pontuar sobre os tipos de metodologias de ensino para surdos e identificar como ocorre o acesso das pessoas surdas ao ensino básico de Aracaju. O método de análise foi o materialismo histórico-dialético, que guiou a análise do contexto histórico da temática abordada. A pesquisa caracterizou-se como exploratória descritiva, de natureza qualitativa, por meio da coleta de dados bibliográficos e documentais. Os principais resultados apontam que, ainda que haja avanços notáveis com relação as legislações e a expansão de matrículas na perspectiva inclusiva, permanecem ponto de fragilidades relacionados à acessibilidade linguística, à escassez de profissionais capacitados e a uma adaptação curricular que seja efetiva. Assim, o trabalho aponta que há a necessidade de ampliar o investimento na efetivação das políticas públicas específicas que garantam uma inclusão integral da comunidade surda ao ensino básico.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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