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dc.contributor.authorSilva, Ester Evelyn dos Santos da-
dc.date.accessioned2025-10-20T11:31:22Z-
dc.date.available2025-10-20T11:31:22Z-
dc.date.issued2025-09-05-
dc.identifier.citationSilva, Ester Evelyn dos Santos da. Uso do Instagram como recurso de divulgação e popularização científica no ensino de ciências e biologia. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23567-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the use of Instagram as a tool for scientific dissemination and popularization in the teaching of Science and Biology. The research follows a qualitative, exploratory, and descriptive approach, based on the analysis of three educational profiles (@esternabiologia, @pidobiologia, and @paulojubilut), examining their communication strategies, post formats, audiovisual resources, engagement, and interactivity. The analysis was conducted using a priori categories, grounded in theoretical frameworks on scientific communication and Biology education: language and accessibility, interactivity and engagement, contextualization of scientific knowledge, and contribution to critical and civic education. Fifteen posts published between September 2024 and February 2025 were analyzed, allowing for an understanding of how each profile employs specific strategies to make science more accessible and closer to the students’ reality. The results indicate that social media, when used with pedagogical intentionality, can serve as powerful spaces for constructing scientific knowledge, promoting affective, democratic, and humanized communication. It was observed that different profiles adopt specific languages and approaches, highlighting the importance of affectivity, attentive listening, and emotional engagement in learning. In conclusion, Instagram can be an ally in Biology education by connecting science, education, and digital culture in a critical and humanized manner, fostering engagement, reflection, and civic development.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducação digitalpor
dc.subjectCultura científicapor
dc.subjectScience communicationeng
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectBiology educationeng
dc.subjectDigital educationeng
dc.subjectScientific cultureeng
dc.titleUso do Instagram como recurso de divulgação e popularização científica no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel Junior, Clívio-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o uso do Instagram como ferramenta de divulgação e popularização científica no ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, tomou como base a análise de três perfis educativos (@esternabiologia, @pidobiologia e @paulojubilut), observando suas estratégias comunicativas, formatos de postagem, recursos audiovisuais, engajamento e interatividade. A análise foi conduzida utilizando categorias a priori, fundamentadas em referenciais teóricos sobre comunicação científica e ensino de Biologia: linguagem e acessibilidade, interatividade e engajamento, contextualização do conhecimento científico e contribuição para a formação crítica e cidadã. Foram examinadas 15 postagens publicadas entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025, permitindo compreender como cada perfil articula estratégias próprias para tornar a ciência mais acessível e próxima da realidade dos estudantes. Os resultados indicam que as redes sociais, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica, podem atuar como espaços potentes de construção do conhecimento científico, promovendo uma comunicação afetiva, democrática e humanizada. Observou-se que diferentes perfis adotam linguagens e abordagens específicas, com destaque para a importância da afetividade, da escuta e do vínculo emocional na aprendizagem. Conclui-se que o Instagram pode ser um aliado no ensino de Biologia, ao conectar ciência, educação e cultura digital de forma crítica e humanizada, promovendo engajamento, reflexão e formação cidadã.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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