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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria Roberta Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T11:33:39Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T11:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-10 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Maria Roberta Melo. O ensino de ciências e biologia na educação inclusiva : uma revisão sobre estratégias e desafios para a docência. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23568 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the main challenges and strategies adopted by teachers in the teaching of Science and Biology to promote the inclusion of students with special educational needs. It is an integrative literature review, based on 28 academic publications and official documents, which seeks to understand how teaching practices have responded to diversity in the Brazilian educational context. The methodology followed the systematic steps for integrative reviews, including problem definition, careful selection of studies from the SciELO and Google Scholar databases, analytical reading, and data categorization. The discussion was structured into five thematic axes: inclusive education in Science and Biology teaching; challenges in teacher training; the contributions of Specialized Educational Support (AEE); inclusive pedagogical methodologies and practices; and curricular and evaluative adaptations. The findings show that, although the importance of inclusion is widely recognized, many teachers still feel unprepared to meet the specific educational needs of their students due to insufficient initial training, lack of adapted resources, and limited institutional support. On the other hand, successful experiences highlight that collaborative work between teachers and AEE professionals, the use of assistive technologies, active methodologies, and consistent curricular adaptations are essential strategies to ensure access, retention, and meaningful learning. It is concluded that the consolidation of inclusion in Science and Biology education requires a transformation of school culture, with continuous investment in teacher training, articulation of public policies, and the appreciation of diversity as an essential component of the educational process. | por |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Necessidades Educacionais Específicas (NEE) | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Biology teaching | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Special Educational Needs | eng |
dc.title | O ensino de ciências e biologia na educação inclusiva : uma revisão sobre estratégias e desafios para a docência | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimentel Júnior, Clívio | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios e estratégias adotadas pelos professores no ensino de Ciências e Biologia para promover a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, fundamentada em 28 produções acadêmicas e documentos oficiais, que busca compreender como a docência tem respondido à diversidade no contexto educacional brasileiro. A metodologia seguiu as etapas sistematizadas para revisões integrativas, incluindo definição do problema, seleção criteriosa dos estudos nas bases SciELO e Google Acadêmico, leitura analítica e categorização dos dados. A discussão foi estruturada em cinco eixos temáticos: a educação inclusiva no ensino de Ciências e Biologia; os desafios da formação docente; as contribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE); metodologias e práticas pedagógicas inclusivas; e adaptações curriculares e avaliativas. Os resultados evidenciam que, apesar do reconhecimento da importância da inclusão, muitos professores ainda se sentem despreparados para lidar com as demandas educacionais específicas, devido à formação inicial insuficiente, escassez de recursos adaptados e falta de apoio institucional. Por outro lado, as experiências exitosas apontam que a atuação colaborativa entre docentes e profissionais do AEE, o uso de tecnologias assistivas, metodologias ativas e adaptações curriculares consistentes são estratégias fundamentais para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem significativa dos estudantes. Conclui-se que a consolidação da inclusão no ensino de Ciências e Biologia exige uma transformação na cultura escolar, com investimento contínuo na formação docente, na articulação entre políticas públicas e na valorização da diversidade como elemento constitutivo do processo educativo. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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