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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23603
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Jacqueline Vasconcelos Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-22T19:15:03Z | - |
dc.date.available | 2025-10-22T19:15:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-29 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Jacqueline Vasconcelos Silva de. Olhares juvenis sobre a violência doméstica: representações sociais em uma escola pública de Nossa Senhora da Glória (SE). 2025. 141 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23603 | - |
dc.description.abstract | This master's research aimed to identify, analyze, and present the social representations of students at the Manoel Messias Feitosa Center of Excellence, located in the municipality of Nossa Senhora da Glória, Sergipe state (SE), regarding the phenomenon of domestic violence against women. The research is based on theoretical contributions from authors such as Scott (1995), Grossi (1998), Couto (2008), (Costa et al.,2020), Butler (2018), and Saffioti (2015), whose contributions are central to understanding the analytical categories of gender, gender-based violence, and domestic violence. The study is also anchored in Moscovici's Theory of Social Representations (2007), aiming to understand how third-year high school students at the aforementioned institution perceive and interpret domestic violence, in addition to identifying the factors that influence these conceptions. The research adopts a qualitative approach with ethnographically inspired methods, including interviews, questionnaires, observations, and field diaries, allowing for an in-depth mapping of students' perceptions on the topic. The analysis of empirical data aims to contribute critical reflections on preventing and addressing domestic violence. The aim is to foster pedagogical initiatives that promote greater awareness and sensitivity among young people and the school community, enabling the expansão of this debate beyond the school environment. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Violência doméstica | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Relações de poder | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Social representations | eng |
dc.subject | Domestic violence | eng |
dc.subject | School education | eng |
dc.subject | Power relations | eng |
dc.title | Olhares juvenis sobre a violência doméstica: representações sociais em uma escola pública de Nossa Senhora da Glória (SE) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Patrícia Rosalba Salvador Moura | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo central identificar, analisar e apresentar as representações sociais dos (as) discentes do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, localizado no município de Nossa Senhora da Glória, estado de Sergipe (SE), acerca do fenômeno da violência doméstica contra as mulheres. A investigação fundamenta-se em aportes teóricos de autoras como Scott (1995), Grossi (1998), Couto (2008), (Costa et al., 2020), Butler (2018) e Saffioti (2015), cujas contribuições são centrais para a compreensão das categorias analíticas de gênero, violência de gênero e violência doméstica. O estudo ancora-se também na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007), visando compreender como os (as) estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integral da referida instituição percebem e interpretam a violência doméstica, além de identificar os fatores que influenciam essas concepções. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com métodos de inspiração etnográfica, incluindo entrevistas, questionários, observações e diário de campo, permitindo um mapeamento aprofundado das concepções dos (as) discentes sobre o tema. A análise dos dados empíricos pretende contribuir com reflexões críticas para à prevenção e enfrentamento da violência doméstica. Espera-se, assim, fomentar ações pedagógicas que promovam maior conscientização e sensibilização entre os (as) jovens e a comunidade escolar, possibilitando a expansão desse debate para além do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Antropologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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