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dc.contributor.authorFarias, Paulo Ricardo Firmino de-
dc.date.accessioned2025-11-03T12:23:00Z-
dc.date.available2025-11-03T12:23:00Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationFarias, Paulo Ricardo Firmino de. Bibliotecas Itinerantes : um estudo de caso das bibliotecas itinerantes do SESC Aracaju, como instrumento de desenvolvimento social nas comunidades carentes. Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23688-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the challenges of SESC Aracaju's traveling libraries as an instrument of social development in needy communities in the capital, as well as identifying and describing the experiences of students benefiting from the project and the facilities and difficulties observed by collaborators. To this end, bibliographical research was used to provide the framework for the theoretical framework. An interview with the Bibliosesc coordinator was used to collect information. From the data analysis, it is possible to see the importance of the performance of these itinerant libraries for the quality of student education by making up for the lack of information units in the schools covered. Through the study carried out and the questions applied, it was found that the results can serve as support for the implementation of other itinerant libraries or even for measures to be taken towards expanding school libraries in the teaching networks of municipal public schools.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectBiblioSescpor
dc.subjectBibliotecas itinerantes (Aracaju, SE)por
dc.subjectBiblioteconomia socialpor
dc.subjectComunidades carentespor
dc.subjectTraveling librarieseng
dc.subjectSocial library studieseng
dc.subjectNeedy communitieseng
dc.titleBibliotecas Itinerantes : um estudo de caso das bibliotecas itinerantes do SESC Aracaju, como instrumento de desenvolvimento social nas comunidades carentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Telma de-
dc.description.resumoEste estudo objetivou compreender os desafios das bibliotecas itinerantes do SESC Aracaju como instrumento de desenvolvimento social nas comunidades carentes da capital, bem como identificar e descrever as experiências dos alunos beneficiados com o projeto e as facilidades e dificuldades observadas pelos colaboradores. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o arcabouço do referencial teórico. Utilizou-se a entrevista com a coordenadora do BiblioSesc para a coleta de informações. A partir da análise de dados pode-se perceber a importância da atuação dessas bibliotecas itinerantes para a qualidade no ensino dos estudantes ao suprir a falta de unidades de informação nas escolas contempladas. Por meio do estudo realizado e dos questionamentos aplicados verificou-se que os resultados podem servir de subsídios para implementação de outras bibliotecas itinerantes ou até mesmo para que sejam tomadas medidas no sentido de ampliação de bibliotecas escolares nas redes de ensino das escolas públicas municipais.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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