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Tipo de Documento: Monografia
Título: Bibliotecas Itinerantes : um estudo de caso das bibliotecas itinerantes do SESC Aracaju, como instrumento de desenvolvimento social nas comunidades carentes
Autor(es): Farias, Paulo Ricardo Firmino de
Data do documento: 18-Nov-2024
Orientador: Carvalho, Telma de
Resumo: Este estudo objetivou compreender os desafios das bibliotecas itinerantes do SESC Aracaju como instrumento de desenvolvimento social nas comunidades carentes da capital, bem como identificar e descrever as experiências dos alunos beneficiados com o projeto e as facilidades e dificuldades observadas pelos colaboradores. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para o arcabouço do referencial teórico. Utilizou-se a entrevista com a coordenadora do BiblioSesc para a coleta de informações. A partir da análise de dados pode-se perceber a importância da atuação dessas bibliotecas itinerantes para a qualidade no ensino dos estudantes ao suprir a falta de unidades de informação nas escolas contempladas. Por meio do estudo realizado e dos questionamentos aplicados verificou-se que os resultados podem servir de subsídios para implementação de outras bibliotecas itinerantes ou até mesmo para que sejam tomadas medidas no sentido de ampliação de bibliotecas escolares nas redes de ensino das escolas públicas municipais.
Abstract: This study aimed to understand the challenges of SESC Aracaju's traveling libraries as an instrument of social development in needy communities in the capital, as well as identifying and describing the experiences of students benefiting from the project and the facilities and difficulties observed by collaborators. To this end, bibliographical research was used to provide the framework for the theoretical framework. An interview with the Bibliosesc coordinator was used to collect information. From the data analysis, it is possible to see the importance of the performance of these itinerant libraries for the quality of student education by making up for the lack of information units in the schools covered. Through the study carried out and the questions applied, it was found that the results can serve as support for the implementation of other itinerant libraries or even for measures to be taken towards expanding school libraries in the teaching networks of municipal public schools.
Palavras-chave: Biblioteconomia
Ensino superior (UFS)
BiblioSesc
Bibliotecas itinerantes (Aracaju, SE)
Biblioteconomia social
Comunidades carentes
Traveling libraries
Social library studies
Needy communities
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citação: Farias, Paulo Ricardo Firmino de. Bibliotecas Itinerantes : um estudo de caso das bibliotecas itinerantes do SESC Aracaju, como instrumento de desenvolvimento social nas comunidades carentes. Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23688
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