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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Eduarda Correia-
dc.date.accessioned2025-11-04T15:01:05Z-
dc.date.available2025-11-04T15:01:05Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.identifier.citationCarvalho, Maria Eduarda Correia. Avaliação de desempenho do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe com base nos microdados do ENADE. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Engenharia Florestal) – Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23721-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEngenheiro florestalpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectExame Nacional do Ensino Superior (ENADE)por
dc.subjectInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)por
dc.subjectDesempenho acadêmicopor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectUniversidades (Avaliação)por
dc.titleAvaliação de desempenho do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe com base nos microdados do ENADEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Anna Carolina de Almeida-
dc.description.resumoO ENADE consiste em uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) para mensurar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino superior frente aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Para a realização deste trabalho, coletaram-se informações dos microdados do Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE), pertencentes ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), conforme as regras fornecidas pelo manual do utilizador, visando atender à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Nesse sentido, o presente estudo concentrou-se em coletar informações aplicando métodos de mineração, análise e visualização de dados, com o objetivo de obter informações sobre o desempenho dos estudantes de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe. A análise dos dados permitiu comparar os resultados com os valores médios obtidos pelos cursos do Brasil e da região Nordeste do país. O propósito dessas análises foi obter uma compreensão aprofundada sobre o curso, revelando áreas deficitárias e pontos fortes, que, por sua vez, possam ser usadas para reformulações do projeto pedagógico e melhorias na qualidade de ensino. Por fim, o estudo conclui que o desempenho da UFS, em comparação com o desempenho nacional e regional, foi inferior na maioria das áreas de conhecimento. Destacam-se negativamente as áreas de experimentação florestal, manejo florestal, morfologia, sistemática e dendrologia, entre outras que apresentaram cumulativamente resultados inferiores às médias nacional e regional. Em contrapartida, sobressaíram-se positivamente as disciplinas de solos e nutrição florestal, recursos madeireiros e não madeireiros, gestão de recursos naturais renováveis e melhoramento e biotecnologia florestal.pt_BR
dc.publisher.departmentDCF - Departamento de Ciências Florestais - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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