Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23721Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Carvalho, Maria Eduarda Correia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-04T15:01:05Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-04T15:01:05Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
| dc.identifier.citation | Carvalho, Maria Eduarda Correia. Avaliação de desempenho do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe com base nos microdados do ENADE. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Engenharia Florestal) – Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23721 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.subject | Engenheiro florestal | por |
| dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
| dc.subject | Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE) | por |
| dc.subject | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) | por |
| dc.subject | Desempenho acadêmico | por |
| dc.subject | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | por |
| dc.subject | Universidades (Avaliação) | por |
| dc.title | Avaliação de desempenho do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe com base nos microdados do ENADE | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Andrade, Anna Carolina de Almeida | - |
| dc.description.resumo | O ENADE consiste em uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) para mensurar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino superior frente aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Para a realização deste trabalho, coletaram-se informações dos microdados do Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE), pertencentes ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), conforme as regras fornecidas pelo manual do utilizador, visando atender à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Nesse sentido, o presente estudo concentrou-se em coletar informações aplicando métodos de mineração, análise e visualização de dados, com o objetivo de obter informações sobre o desempenho dos estudantes de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe. A análise dos dados permitiu comparar os resultados com os valores médios obtidos pelos cursos do Brasil e da região Nordeste do país. O propósito dessas análises foi obter uma compreensão aprofundada sobre o curso, revelando áreas deficitárias e pontos fortes, que, por sua vez, possam ser usadas para reformulações do projeto pedagógico e melhorias na qualidade de ensino. Por fim, o estudo conclui que o desempenho da UFS, em comparação com o desempenho nacional e regional, foi inferior na maioria das áreas de conhecimento. Destacam-se negativamente as áreas de experimentação florestal, manejo florestal, morfologia, sistemática e dendrologia, entre outras que apresentaram cumulativamente resultados inferiores às médias nacional e regional. Em contrapartida, sobressaíram-se positivamente as disciplinas de solos e nutrição florestal, recursos madeireiros e não madeireiros, gestão de recursos naturais renováveis e melhoramento e biotecnologia florestal. | pt_BR |
| dc.publisher.department | DCF - Departamento de Ciências Florestais - São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
| dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Engenharia Florestal | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria_Eduarda_Correia_Carvalho.pdf | 805,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
