Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23746| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título: | Uma escuta bixa : especulação teórica à partir da via negativa para o corpo-voz |
| Autor(es): | Galvão, Igor Ferreira de Carvalho |
| Data do documento: | 6-Set-2025 |
| Orientador: | Baltazar, Márcia Cristina |
| Resumo: | O conhecimento de si é um assunto bastante estudado pelo teatro na preparação de atores. Grotowski, um dos teóricos mais notáveis desde o século XX, buscou a via negativa como um elo entre a racionalidade e os impulsos instintivos-criativos do corpo, os quais ainda estão presentes no fazer teatral de forma direta ou adaptada em práticas contemporâneas. Esse conhecimento proporciona ao ator a consciência sobre seus limites corporais, vocais, emocionais e psicológicos. De forma que o ator também se desafie a superar seus limites artisticamente, que haja um novo acordar para o desconhecido que pode estar ao seu alcance. Em meu primeiro contato com a pesquisa em teatro, em 2017, em um projeto de iniciação científica, estudei sobre a Técnica Klauss Vianna para a docência. Nesse trabalho, sistematizei as noções lúdicas de seu trabalho em uma aplicação para atores iniciantes. Já em 2019, depois de experiências teatrais à parte da universidade, eu fiz parte de um novo projeto de pesquisa, dessa vez meu foco de estudo foi na autora Kristin Linklater, porque seu livro Freeing the natural voice: Imagery and art in the practice of voice and language, elucidou perguntas que eu me fazia sobre como unir o movimento e a voz as emoções, perguntas do tipo: por que a cena e a prática não estão funcionando em comunicar as emoções que desejamos? Nesse trabalho, guiei um laboratório cênico e pus em prática os exercícios propostos no livro. Meu contato com Grotowski aconteceu também em 2019, em uma disciplina chamada Pesquisa em Artes Cênicas através de um artigo chamado “O Performer” de Grotowski escrito por Luciano Matricardi. Ter lido esse artigo me despertou para a busca de uma competência artística que acontece por meio do contato com si mesmo, de um estudo que não está focado no resultado e, sim, em desbravar o orgânico. |
| Palavras-chave: | Teatro Ensino superior (UFS) Especulação teórica Corpo-voz Experiências teatrais |
| área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
| Citação: | Galvão, Igor Ferreira de Carvalho. Uma escuta bixa : especulação teórica à partir da via negativa para o corpo-voz. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23746 |
| Aparece nas coleções: | Teatro |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Igor_Ferreira_Carvalho_Galvao.pdf | 667,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
