Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23793
Document Type: Dissertação
Title: Do front às telas: relações de gênero na segunda guerra mundial sob as lentes das representações cinematográficas no tempo presente
Authors: Souza, Janaína de Oliveira
Issue Date: 10-Jul-2025
Advisor: Maza, Fábio
Resumo : Essa investigação, visa por meio das representações do Cinema no Tempo Presente, acrescer o debate histórico no que concerne a participação feminina na Segunda Guerra Mundial e as Relações de Gênero oriundas dessa incorporação. Tal exame, consiste na demonstração do feminino que se dimensionou durante esse conflito, evidenciando como as personagens femininas e suas atuações em prol da guerra se permeiam por alteridades evocadas de país para país, de ideologias para ideologias e de mulher para mulher. Desse modo, a presente pesquisa na construção de um debate pluralizado, vale-se das películas O leitor (2008), As mães do Terceiro Reich (2012), A batalha de Sevastopol (2015) e As espiãs de Churchill (2019) para traçar uma observação dessa conflagração pela ótica das políticas de gênero, onde se entrecruzam debates acerca de poderes simbólicos, dominações masculinas, hierarquias de gênero, violências simbólicas, coercitivas e dentre outros aspectos multifacetados. No que toca ao corpo teórico e metodológico, a análise se apropria de vieses como os da História Comparada empreendido por Jürgen Kocka, como também se vale de preceitos da relação História e Cinema, dando destaque a organicidade do Circuito Comunicacional criado por Alexandre Busko Valim, no qual, para além das análises históricas empreendidas aos filmes, a observação será pautada na produção, emissão, mediação e recepção dessas produções. Também utilizaremos a noção de Sistema Literário de Antônio Cândido, também articulando elementos como autor (produção), obra (produto) e público (recepção). Para mais, os arcabouços dos campos de História das Mulheres e das Relações de Gênero ancoradas em Teorias Feministas são incorporados, buscando dessa maneira, na união e problematização das usualidades nestas tendências, observar e compreender a Segunda Guerra Mundial por intermédio de novas lentes.
Abstract: This investigation aims, through the representations of Cinema in the Present Time, to enhance the historical debate regarding women's participation in World War II and the Gender Relations arising from this incorporation. Such an examination consists of the demonstration of the feminine that was dimensioned during this conflict, evidencing how these characters and their actions in favor of the war were permeated by alterities evoked from country to country, from ideologies to ideologies and from woman to woman. Thus, the present research in the construction of a pluralized debate, uses the films The Reader (2008), 3rd Reich Mothers (2012), Battle for Sevastopol (2015) and A call to Spy (2019) to trace an observation of this conflagration from the perspective of gender politics, where debates about symbolic powers, male dominations, gender hierarchies, symbolic and coercive violence, and among other multifaceted aspects. With regard to the theoretical and methodological body, the analysis appropriates biases such as those of Comparative History undertaken by Jürgen Kocka, as well as precepts of the relationship between History and Cinema, highlighting the organicity of the Communication Circuit created by Alexandre Busko Valim, in which, in addition to the historical analyses undertaken to the films, The observation will be based on the production, emission, mediation and reception of these productions, in conjunction with the notion of Literary System by Antônio Cândido, also articulating elements such as author (production), work (product), and audience (reception). In addition, the frameworks of the fields of Women's History and Gender Relations anchored in Feminist Theories are also incorporated, thus seeking, in the union and problematization of the usualities of these biases, to observe and understand the Second World War through new lenses.
Keywords: História comparada
Cinema
Mulheres no cinema
Gênero
Segunda guerra mundial
Tempo presente
Comparative history
Gender
World war II
Present time
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em História
Citation: SOUZA, Janaína de Oliveira. Do front às telas: relações de gênero na segunda guerra mundial sob as lentes das representações cinematográficas no tempo presente. 2025. 201 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23793
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAINA_OLIVEIRA_SOUZA.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.