Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Gláucia Araújo Santos-
dc.date.accessioned2025-11-19T11:22:04Z-
dc.date.available2025-11-19T11:22:04Z-
dc.date.issued2025-10-29-
dc.identifier.citationGláucia Araújo Santos, Lopes. Um estudo sobre os resultados acadêmicos dos alunos da UFS beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos anos de 2010, 2015 e 2017. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Ciências Atuariais) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23877-
dc.description.abstractThis work aims to analyze evidence that the academic performance of students benefited by the National Student Assistance Program (PNAES) at the Federal University of Sergipe is superior to students who do not participate in these programs. During the research, it was found that students who receive assistance from government programs had superior performances in the Average Conclusion (MC), General Weighted Average (MGP), Efficiency Index in Hours Load (IECH) and in the Efficiency Index in Teaching Periods (IEPL) when compared to students who are not included in the programs. Descriptive analysis was the statistical method used in the elaboration of the panorama of the Cohorts of freshmen in 2010, 2015 and 2017, and in the investigation of the possible causes of the dropout of UFS students, as well as in the profiling of the student assisted by the program. The regression model was the methodological process applied to compare the performance of students benefiting from the PNAES with other non-assisted students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências atuariaispor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectIndicadores da educação superiorpor
dc.subjectDesempenho acadêmicopor
dc.subjectModelo de regressãopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectHigher education indicatorseng
dc.subjectAcademic achievementeng
dc.subjectRegression modeleng
dc.subjectPublic policy evaluationeng
dc.subjectPrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)por
dc.subjectMédia Geral Ponderada (MGP)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectEvasão escolar (UFS)por
dc.titleUm estudo sobre os resultados acadêmicos dos alunos da UFS beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos anos de 2010, 2015 e 2017pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Kleber Fernandes de-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar evidências de que o desempenho acadêmico dos alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil(PNAES) na Universidade Federal de Sergipe é superior aos alunos que não participam destes programas. Durante a pesquisa constatou-se que os alunos que recebem assistência dos programas governamentais tiveram desempenhos superiores na Média de Conclusão (MC), Média Geral Ponderada (MGP), Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH) e no Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL) quando comparados aos alunos que não estão contemplados nos programas. A Análise descritiva foi o método estatístico utilizado na elaboração do panorama das Coortes dos ingressantes de 2010, 2015 e 2017, e na investigação das possíveis causas da evasão dos alunos da UFS, assim como no traçamento do perfil do discente assistido pelo programa. O modelo de Regressão foi o processo metodológico aplicado para comparar o desempenho dos alunos beneficiados do PNAES com os demais discentes não assistidos.pt_BR
dc.publisher.departmentDECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sera, Eduardo Keidin-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Estatística e Ciências Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glaucia_Araujo_Santos_Lopes.pdf894,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.