Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23954| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título: | Hipomineralização Molar-incisivo e desempenho escolar de crianças de 8 a 10 anos de idade em Lagarto, Sergipe, Brasil. |
| Autor(es): | Monteiro, Letícia Paixão |
| Data do documento: | 29-Ago-2024 |
| Orientador: | Andrade, Natália Silva |
| Resumo: | Dentes afetados por hipomineralização molar-incisivo (HMI) podem apresentar alterações estéticas e funcionais devido à presença de opacidades demarcadas de diversas cores e tamanhos, aumento do risco de ruptura pós-eruptiva do esmalte, maior suscetibilidade a lesões cariosas e hipersensibilidade dentinária. Como a saúde bucal pode refletir o estado geral de saúde dos indivíduos, alterações bucais que causam dor têm sido associadas ao pior desempenho escolar e ao aumento do absenteísmo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da HMI no desempenho escolar de crianças de 8 a 10 anos matriculadas em escolas públicas e privadas do município de Lagarto, Sergipe, Brasil. Trata-se de um estudo observacional e transversal. As características socioeconômicas e demográficas da amostra foram coletadas por meio de questionário aplicado aos responsáveis legais das crianças. Foi realizado exame clínico odontológico para diagnóstico de cárie, utilizando o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (ceod/CPOD) e HMI, de acordo com os critérios diagnósticos da Academia Europeia de Odontopediatria (EAPD). Além disso, a adaptação brasileira do Child Perceptions Questionnaire (CPQ) versão curta foi aplicada às crianças e seu desempenho quantitativo nas disciplinas do ensino básico, português e matemática, foi analisado com dados obtidos diretamente nas escolas. A amostra final foi composta por 330 crianças, sendo 176 (53,3%) do sexo feminino e média de idade de 8,92 anos. A prevalência de HMI foi de 18,2%, com níveis de gravidade divididos em leve (13,7%), moderado (2,1%) e grave (2,4%). Houve associação significativa entre experiência de cárie e gravidade da HMI (p = 0,035). A comparação dos valores do CPOD mostrou que as crianças com HMI apresentaram valores de índice mais elevados (p = 0,018), assim como as crianças com graus mais graves de HMI (p < 0,001). Não foram encontradas associações significativas entre variáveis de desempenho escolar e HMI. Concluiu-se que a HMI não esteve associada ao desempenho escolar na amostra, mas esteve associada à experiência de cárie em escolares |
| Abstract: | Teeth affected by molar-incisor hypomineralization (MIH) can exhibit both aesthetic and functional alterations due to the presence of demarcated opacities of various colors and sizes, an increased risk of caries and post-eruptive enamel breakdown, and dentin hypersensitivity. Since oral health can reflect the general health status of individuals, oral alterations that cause pain have been associated with poorer school performance and increased absenteeism. Therefore, this study aimed to evaluate the impact of MIH on the school performance of children aged 8 to 10 years enrolled in public and private schools in the municipality of Lagarto, Sergipe, Brazil. This observational cross-sectional study collected socioeconomic and demographic characteristics from a questionnaire administered to the children's legal guardians. Clinical dental examinations were conducted to diagnose caries, using the decayed, missing, and filled teeth index (dmft/DMFT) and MIH, according to the diagnostic criteria of the European Academy of Paediatric Dentistry (EAPD). Additionally, the Brazilian adaptation of the Child Perceptions Questionnaire (CPQ) short form was applied to the children, and their quantitative performance in basic school subjects, portuguese and mathematics, was analyzed using data obtained directly from the schools. The final sample consisted of 330 children, of whom 176 (53.3%) were female, with a mean age of 8.92 years. The prevalence of MIH was 18.2%, with severity levels classified as mild (13.7%), moderate (2.1%), and severe (2.4%). A significant association was found between caries experience and MIH severity (p = 0.035). Comparison of DMFT values showed that children with MIH had higher index scores (p = 0.018), as did those with more severe degrees of MIH (p < 0.001). However, no significant associations were identified between school performance variables and MIH. In conclusion, MIH was not associated with school performance in this sample, but it was linked to caries experience in schoolchildren. |
| Palavras-chave: | Odontologia Dentistry Saúde Bucal Oral Health Doenças Dentárias Tooth Diseases Epidemiologia Epidemiology Hipomineralização do Esmalte Dentário Dental Enamel Hypomineralization Escolaridade Educational Status |
| área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
| Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde |
| Citação: | MONTEIRO, Letícia Paixão. Hipomineralização Molar-incisivo e desempenho escolar de crianças de 8 a 10 anos de idade em Lagarto, Sergipe, Brasil. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Aplicado À Ciência da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2024. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23954 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LETICIA_PAIXAO_MONTEIRO_DISSERTACAO.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
