Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Layla Karoline Lima dos-
dc.date.accessioned2025-12-01T09:06:24Z-
dc.date.available2025-12-01T09:06:24Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Layla Karoline Lima dos. Perfil epidemiológico das pessoas iletradas e letradas não funcionais atendidas na atenção primária à saúde do município de Lagarto. 2025. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23963-
dc.description.abstractIntroduction: Although guaranteed in Chapter III of the 1988 Federal Constitution, especially in Art. 205 to 214, which establishes access to basic education for all as a fundamental right and the State's duty to provide it, and already in Art. 196 of the 1988 Federal Constitution, which ensures health as a right for all, the flaws are clear and reflected in the process of illiteracy and non-functional literacy, especially in the health area, taking away the population's potential autonomy to participate in the health-disease process. Objective: To describe the demographic profile and socioeconomic reality of people in a situation of illiteracy and functional illiteracy who use Primary Health Care (PHC) in the municipality of Lagarto-SE. Methodology: Descriptive observational epidemiological study with data collected in the years 2023-2024. Adults between 18 and 65 years old participated in this study. Users with vision problems or who were unable to read at the time of the survey/interview for some reason were not allowed to participate in the study. The UBSs were: Maroto, David, Leandro Maciel, Margarida do Espirito Santo, Josefa Romão, and Alto da Boa Vista. The structured sociodemographic questionnaire was created by the researchers, with open and closed questions, through which they recorded data on aspects of the sociodemographic profile and clinical characteristics. This questionnaire followed models from IBGE, ENCCEJA, and INEP. The questionnaire that assesses the functional level of literacy was developed using as reference the Manual of Assessment and Monitoring of the Brazil Literacy Program (PBA), consisting of three activities. Results: 90 valid responses were obtained, in which the socioeconomic characteristics of the participants were analyzed, such as sex, age, ethnicity, occupation, and level of education. Conclusion: The results showed socioeconomic factors and singularities that can influence the problem of illiteracy and functional illiteracy, highlighting the importance of actions aimed at promoting the autonomy of the population in the health area.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectAutonomia Pessoalpor
dc.subjectPersonal Autonomyeng
dc.subjectSaúde Públicapor
dc.subjectPublic Healtheng
dc.subjectSistema Único de Saúdepor
dc.subjectUnified Health Systempor
dc.titlePerfil epidemiológico das pessoas iletradas e letradas não funcionais atendidas na atenção primária à saúde do município de Lagartopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Sheila Schneiberg Valença-
dc.description.resumoIntrodução: Embora garantido no Capítulo III da Constituição Federal de 1988, em especial do Art. 205 ao 214, a qual estabelece como direito fundamental o acesso à educação básica a todos e dever do Estado a providência da mesma, e já no Art. 196 da Constituição Federal de 1988, o qual assegura a saúde como um direito de todos, são nítidas as falhas e refletidas no processo de iletramento e letramento não funcional, principalmente no âmbito da saúde, retirando a potencial autonomia da população em participar do processo saúde-doença. Objetivo: Descrever o perfil demográfico e a realidade socioeconômica de pessoas em situação de analfabetismo e analfabetismo funcional usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Lagarto-SE. Metodologia: Estudo epidemiológico observacional descritivo com dados coletados nos anos de 2023-2024. Participaram do presente estudo adultos entre 18 e 65 anos. Não puderam participar da pesquisa os usuários com problemas de visão ou que não conseguiam ler no momento da pesquisa/ entrevista por algum motivo. As sete UBSs foram: Maroto, David, Leandro Maciel (posto do leite) Margarida do Espirito Santo, Josefa Romão, Alto da Boa Vista. O questionário sócio demográfico estruturado, foi criado pelos pesquisadores, com perguntas abertas e fechadas, por meio do qual registraram dados acerca dos aspectos de perfil sociodemográfico e as características clínicas. Esse questionário seguiu modelos do IBGE, ENCCEJA e INEP. O questionário que avalia o nível funcional do letramento foi elaborado tomando como referência o Manual de Avaliação e Monitoramento do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) composto por três atividades. Resultados: Foram obtidas 90 respostas válidas, nas quais foram analisadas características socioeconômicas dos participantes, como o sexo, idade, etnia, ocupação, e nível de escolaridade. Conclusão: Os resultados evidenciaram fatores socioeconômicos e singularidades que podem influenciar a problemática do analfabetismo e do analfabetismo funcioanal destacando a importância de ações voltadas para a promoçãoda autonomia da população na área da saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentDFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLagarto,SEpt_BR
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Layla_Karoline_Lima_Dos_Santos_TCC.pdf782,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.