Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23990| Tipo de Documento: | Artigo |
| Título : | Alfabetização Biológica: uma proposta de modelo com base em níveis e dimensões |
| Otros títulos : | Biological literacy: proposing a model based on levels and dimensions |
| Autor : | Angelo, José Adriano Cavalcante Silva, Adjane da Costa Tourinho e Motokane, Marcelo Tadeu |
| Fecha de publicación : | nov-2025 |
| Resumen: | Este artigo apresenta uma proposta teórica para a Alfabetização Biológica, compreendida como a capacidade dos indivíduos de compreender os princípios e conceitos da Biologia de forma inter-relacionada aos aspectos sociais, históricos, filosóficos, culturais, econômicos e tecnológicos, possibilitando transformar a sociedade e solucionar problemas contemporâneos a partir do conhecimento biológico e de métodos científicos. O modelo, desenvolvido por meio de revisão da literatura e análise documental de diretrizes curriculares, organiza a Alfabetização Biológica em cinco níveis de desenvolvimento: Analfabetismo Biológico, Alfabetização Biológica Nominal, Funcional, Estrutural e Multidimensional, baseando-se nas formulações teóricas de Uno e Bybee (1994). Esses níveis são complementados por sete dimensões: Cognitiva, Natureza da Biologia (NdB), Afetiva, Interdisciplinar, Sustentabilidade, Bioética e Carreiras Relacionadas à Biologia, ampliando as dimensões propostas por Semilarski e Laius (2021). Além disso, propõem-se três domínios: Psicológico, Epistêmico e Social, que estruturam as dimensões e fortalecem a integração da Biologia com outras áreas. O modelo serve como ferramenta flexível e abrangente para a criação de currículos, o desenvolvimento de materiais didáticos e a avaliação da Alfabetização Biológica, promovendo uma formação cidadã crítica, ética e reflexiva. |
| Resumen : | This article presents a theoretical proposal for Biological Literacy, understood as the capacity of individuals to comprehend biological principles and concepts in relation to social, historical, philosophical, cultural, economic, and technological aspects, enabling them to transform society and address contemporary problems through biological knowledge and scientific methods. The model, developed through a literature review and documentary analysis of curricular guidelines, organizes Biological Literacy into five levels of development: Biological Illiteracy, Nominal Biological Literacy, Functional, Structural, and Multidimensional Biological Literacy, based on the theoretical framework of Uno and Bybee (1994). These levels are complemented by seven dimensions: Cognitive, Nature of Biology (NoB), Affective, Interdisciplinarity, Sustainability, Bioethics, and BiologyRelated Careers Awareness, expanding the dimensions proposed by Semilarski and Laius (2021). In addition, the model proposes three domains: Psychological, Epistemic, and Social, that structure the dimensions, thus strengthening the integration of Biology with other fields. This model serves as a flexible and comprehensive tool for curriculum development, teaching material design, and the assessment of Biological Literacy, promoting critical, ethical, and reflective citizenship education. |
| Palabras clave : | Alfabetização biológica Alfabetização científica Biologia Ensino de biologia Educação biológica Biological literacy Scientific literacy Biology Biology teaching Biology education |
| ISSN : | 1518-8795 |
| Es parte de: | Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) |
| Idioma : | por |
| Institución / Editorial : | IF-UFRGS |
| Citación : | ANGELO, J. A. C.; SILVA, A. C. T.; MOTOKANE, M. T. Alfabetização Biológica: uma proposta de modelo com base em níveis e dimensões. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 1-31, 2025. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p01. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/4166/1003. Acesso em: 1 dez. 2025. |
| License: | Copyright (c) 2025 José Adriano Cavalcante Angelo, Adjane da Costa Tourinho e Silva, Marcelo Tadeu Motokane. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23990 |
| Aparece en las colecciones: | RENOEN - Artigos de periódicos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AlfabetizacaoBiologicaPropostaModelo.pdf | 882,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
