Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Douglas de Souza-
dc.date.accessioned2025-12-05T20:06:11Z-
dc.date.available2025-12-05T20:06:11Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Douglas de Souza. O Instagram como instrumento informacional das graduações do CCSA/UFS. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24015-
dc.description.abstractThis study analyzes the use of Instagram as an information tool in programs at the Center for Social and Applied Sciences at the Federal University of Sergipe (CCSA/UFS). Considering the growth of Digital Social Networks (DSN) as spaces for communication and information mediation, the study reflects on how this platform can contribute to academic dynamics within the new information regime driven by new societal arrangements descending from cyberculture processes. The methodology used includes a review of scientometric and narrative literature, a SWOT analysis of the empirical field, and the development of a technological product: Arandu, an application focused on information mediation in educational and non-educational environments. The results indicate that Instagram, like other DSNs, when used strategically and for educational purposes, enhances interaction between students, faculty, and the academic community, fostering the dissemination of information and the collaborative construction of knowledge.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectRedes Sociais Digitais (RSD)por
dc.subjectMediação da informaçãopor
dc.subjectRegime de informaçãopor
dc.subjectScientific communicationeng
dc.subjectDigital social networkseng
dc.subjectInformation mediationeng
dc.subjectInformation regimeeng
dc.titleO Instagram como instrumento informacional das graduações do CCSA/UFSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoO presente estudo tem o intuito de analisar o uso do Instagram como instrumento informacional pelos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (CCSA/UFS). Considerando o crescimento das Redes Sociais Digitais (RSD) como espaços de comunicação e mediação da informação, o estudo reflete como essa plataforma pode contribuir para a dinâmica acadêmica dentro do novo regime informacional impulsionado pelos novos arranjos societários descendentes dos processos da cibercultura. A metodologia utilizada inclui revisão de literatura cientométrica e narrativa, análise SWOT do campo empírico e a elaboração de um produto tecnológico: o Arandu, um aplicativo voltado à mediação da informação em ambientes didáticos e paradidáticos. Os resultados indicam que o Instagram, assim como outras RSD, quando usados estrategicamente e com finalidade educacional, potencializa a interação entre discentes, docentes e a comunidade acadêmica, favorecendo a disseminação das informações e a construção colaborativa do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS_SOUZA_SANTOS.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.