Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24053
Tipo de Documento: Monografia
Título: “Solta essa boneca, isso é coisa de menina!”, diálogos generificados em sala de aula na cidade de Ribeirópolis/SE
Autor(es): Menezes, Daniele Lima
Data do documento: 2-Abr-2025
Orientador: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo: A pesquisa analisa as práticas pedagógicas sobre os papéis de gênero em sala de aula e como os/as discentes respondem às referidas práticas, no ensino fundamental menor no Município de Ribeirópolis/Sergipe. A monografia tem como objetivo geral debater as práticas pedagógicas sobre os papéis de gênero em sala de aula. Nesse viés, será realizada uma pesquisa de campo, com observação em sala de aula, a fim de evidenciar como estão ocorrendo os procedimentos pedagógicos que envolvem a temática pesquisada. Além do mais, é necessário compreender as prováveis relações das práticas pedagógicas sobre os papéis de gênero impostos pela sociedade em sala de aula e assimilar como as definições contribuem na vida dos estudantes e nas relações sociais que serão desenvolvidas ao decorrer do tempo. Os resultados obtidos, ao decorrer da pesquisa em campo, mostram o quanto ainda é pertinente os padrões de gênero dentro da sala de aula do Município de Ribeirópolis. A monografia, dispõe como referencial teórico autores como João Paulo Baliscei (2022), Judith Butler (1990), Scott (2013), entre outros, os quais, detém de um repertorio vasto de informações necessárias para os estudos de gênero. Portanto, é necessário que as crianças sejam livres para usufruir e gozar de todos os recursos presentes na sua infância, não denominando-os de menina/menino, mas sim de criança sem distinção de gênero
Abstract: The research analyzes pedagogical practices on gender roles in the classroom and how students respond to said practices, in lower elementary education in the Municipality of Ribeirópolis/Sergipe. The monograph's general objective is to debate pedagogical practices on gender roles in the classroom. In this sense, field research will be carried out, with observation in the classroom, in order to highlight how the pedagogical procedures involving the researched topic are occurring. Furthermore, it is necessary to understand the likely relationships between pedagogical practices and gender roles imposed by society in the classroom and assimilate how definitions contribute to students' lives and the social relationships that will be developed over time. The results obtained during the field research show how relevant gender standards are still within the classroom in the Municipality of Ribeirópolis. The monograph uses authors such as João Paulo Baliscei (2022), Judith Butler (1990), Scott (2013), among others, as a theoretical reference, who have a vast repertoire of information necessary for gender studies. Therefore, it is necessary that children are free to enjoy and enjoy all the resources present in their childhood, not calling them a girl/boy, but a child without distinction of gender.
Palavras-chave: Educação infantil
Identidade de gênero
Profissionais da pedagogia
Relações de gênero
Prática pedagógica
Early Childhood education
Gender identity
Pedagogy professionals
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: MENEZES, Daniele Lima. “Solta essa boneca, isso é coisa de menina!”, diálogos generificados em sala de aula na cidade de Ribeirópolis/SE. 2025. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24053
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele_Lima_Menezes.pdf299,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.