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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24053| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título: | “Solta essa boneca, isso é coisa de menina!”, diálogos generificados em sala de aula na cidade de Ribeirópolis/SE |
| Autor(es): | Menezes, Daniele Lima |
| Data do documento: | 2-Abr-2025 |
| Orientador: | Accorsi, Fernanda Amorim |
| Resumo: | A pesquisa analisa as práticas pedagógicas sobre os papéis de gênero em sala de aula e como os/as discentes respondem às referidas práticas, no ensino fundamental menor no Município de Ribeirópolis/Sergipe. A monografia tem como objetivo geral debater as práticas pedagógicas sobre os papéis de gênero em sala de aula. Nesse viés, será realizada uma pesquisa de campo, com observação em sala de aula, a fim de evidenciar como estão ocorrendo os procedimentos pedagógicos que envolvem a temática pesquisada. Além do mais, é necessário compreender as prováveis relações das práticas pedagógicas sobre os papéis de gênero impostos pela sociedade em sala de aula e assimilar como as definições contribuem na vida dos estudantes e nas relações sociais que serão desenvolvidas ao decorrer do tempo. Os resultados obtidos, ao decorrer da pesquisa em campo, mostram o quanto ainda é pertinente os padrões de gênero dentro da sala de aula do Município de Ribeirópolis. A monografia, dispõe como referencial teórico autores como João Paulo Baliscei (2022), Judith Butler (1990), Scott (2013), entre outros, os quais, detém de um repertorio vasto de informações necessárias para os estudos de gênero. Portanto, é necessário que as crianças sejam livres para usufruir e gozar de todos os recursos presentes na sua infância, não denominando-os de menina/menino, mas sim de criança sem distinção de gênero |
| Abstract: | The research analyzes pedagogical practices on gender roles in the classroom and how students respond to said practices, in lower elementary education in the Municipality of Ribeirópolis/Sergipe. The monograph's general objective is to debate pedagogical practices on gender roles in the classroom. In this sense, field research will be carried out, with observation in the classroom, in order to highlight how the pedagogical procedures involving the researched topic are occurring. Furthermore, it is necessary to understand the likely relationships between pedagogical practices and gender roles imposed by society in the classroom and assimilate how definitions contribute to students' lives and the social relationships that will be developed over time. The results obtained during the field research show how relevant gender standards are still within the classroom in the Municipality of Ribeirópolis. The monograph uses authors such as João Paulo Baliscei (2022), Judith Butler (1990), Scott (2013), among others, as a theoretical reference, who have a vast repertoire of information necessary for gender studies. Therefore, it is necessary that children are free to enjoy and enjoy all the resources present in their childhood, not calling them a girl/boy, but a child without distinction of gender. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Identidade de gênero Profissionais da pedagogia Relações de gênero Prática pedagógica Early Childhood education Gender identity Pedagogy professionals |
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
| Citação: | MENEZES, Daniele Lima. “Solta essa boneca, isso é coisa de menina!”, diálogos generificados em sala de aula na cidade de Ribeirópolis/SE. 2025. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24053 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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