Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24069
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Etnosaberes geométricos presentes na produção de trabalhadores de chapéus de couro: um estudo etnomatemático em Nossa Senhora da Glória-SE
Autor(es): Ângelo, Mateus Santos
Data do documento: 31-Mar-2025
Orientador: Lima, Maria Batista
Coorientador: Souza, Denize da Silva
Resumo: Este estudo objetivou analisar, sob a lente do Programa Etnomatemática, como são construídos culturalmente os etnosaberes geométricos dos trabalhadores na fabricação de chapéu de couro no município de Nossa Senhora da Glória-SE. A pesquisa buscou responder à questão: Como são construídos culturalmente os etnosaberes geométricos de trabalhadores para fabricação de chapéu de couro em Nossa Senhora da Glória-SE? A fundamentação teórica pautou-se nos estudos etnomatemáticos, com foco nas obras de Ubiratan D’Ambrósio e Knijnik. Metodologicamente, o trabalho configurou-se como uma pesquisa etnográfica de enfoque qualitativo, realizada por meio de coleta de dados baseada em autobiografias narrativas, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Foram colaboradores da investigação cinco trabalhadores residentes no Povoado São Clemente (Vila do Padre) em Nossa Senhora da Glória-SE, com faixas etárias variando entre 33 e 97 anos. Os resultados revelaram que o conhecimento geométrico, ou "ticas de matema", empregado na produção dos chapéus é adquirido empiricamente e transmitido oralmente de geração em geração. Os etnosaberes manifestam-se no uso prático de figuras e conceitos geométricos, mesmo que os trabalhadores não os nomeiem formalmente. Destacam-se as práticas envolvendo: Medição e numeração das formas: O uso dos dedos da mão como unidade de medida para calibrar a abertura do compasso e a avaliação visual ("volume" ou "na base do olho") para determinar o tamanho da fôrma. Geometria Plana e Espacial: A construção do “S” (aba) envolve o uso de um compasso artesanal para traçar circunferências concêntricas, e o processo de montagem da copa representa a transformação do plano para o espaço (duas para três dimensões). Simetria e Polígonos: A simetria de reflexão está presente no modelo da copa, e o processo de "engarração" (engrossamento da aba) e o padrão da costura "caracol" envolvem o encaixe de figuras como triângulos, trapézios, retângulos, losangos e quadrados. A pesquisa concluiu que os etnosaberes geométricos desses artesãos são conhecimentos culturalmente construídos e eficazes para as práticas diárias. A identificação e valorização dessas "ticas de matema" podem servir como alternativas metodológicas para o ensino de geometria, permitindo que o professor trabalhe conceitos geométricos de maneira mais significativa e contextualizada, além de superar a defasagem no desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos.
Abstract: This study aimed to analyze, through the lens of the Ethnomathematics Program, how the geometric ethnoknowledge of workers involved in leather hat production in the municipality of Nossa Senhora da Glória-SE is culturally constructed. The research sought to answer the question: How is the geometric ethnoknowledge of workers involved in leather hat manufacturing in Nossa Senhora da Glória-SE culturally constructed? The theoretical foundation was based on ethnomathematical studies, focusing on the works of Ubiratan D’Ambrósio and Knijnik. Methodologically, the work was configured as an ethnographic study with a qualitative approach, conducted through data collection based on narrative autobiographies, semi-structured interviews, and participant observation. The investigation involved five workers residing in the São Clemente Village (Vila do Padre) in Nossa Senhora da Glória-SE, aged between 33 and 97 years. The results revealed that the geometric knowledge, or "ticas de matema," employed in hat production is acquired empirically and transmitted orally from generation to generation. The ethnoknowledge manifests itself in the practical use of geometric figures and concepts, even if the workers do not formally name them. Practices involving measurement and numbering of shapes were highlighted: the use of hand fingers as a unit of measurement to calibrate the compass opening, and visual assessment ("volume" or "by eye") to determine the size of the mold. Plane and Spatial Geometry: The construction of the "brim" involves using a handmade compass to trace concentric circles, and the assembly process of the crown represents the transformation from plane to space (two to three dimensions). Symmetry and Polygons: Reflective symmetry is present in the crown model, and the "engarração" process (thickening the brim) and the "snail" stitching pattern involve fitting figures such as triangles, trapezoids, rectangles, rhombuses, and squares. The research concluded that the geometric ethnoknowledge of these artisans is culturally constructed knowledge that is effective for everyday practices. The identification and appreciation of these "ticas de matema" can serve as methodological alternatives for teaching geometry, allowing teachers to work with geometric concepts in a more meaningful and contextualized way, in addition to overcoming the lag in the development of students' geometric thinking.
Palavras-chave: Etnomatemática
Geometria
Conhecimento tradicional associado
Trabalhadores do couro
Nossa Senhora da Glória, SE
Chapéu de couro
Etnosaberes geométricos
Ticas de Matema
Trabalhadores rurais
Leather hat
Ethnomathematics
Geometric ethnoknowledge
Mathematical practices
Rural workers
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ÂNGELO, Mateus Santos. Etnosaberes geométricos presentes na produção de trabalhadores de chapéus de couro: um estudo etnomatemático em Nossa Senhora da Glória-SE. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/24069
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS_SANTOS_ANGELO.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.