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Document Type: Dissertação
Title: Os Spin-offs estudantis, suas dificuldades e a atuação da Universidade : estudo de múltiplos casos no Estado de Sergipe
Authors: Santos, Éder Danilo Bezerra dos
Issue Date: 12-Jun-2013
Advisor: Borges Júnior, Cândido Vieira
Resumo : O spin-off universitário é uma expressão de como o conhecimento originado na universidade pode ter uma aplicação prática com benefícios para a sociedade. No entanto, a literatura sobre spin-offs universitários tem dado um enfoque maior aos spin-offs acadêmicos, criados por pesquisadores, ou trazido abordagens generalistas que não levam em consideração as características particulares dos spin-offs estudantis, criados por estudantes de graduação, de modo que ainda se sabe pouco sobre esse tipo de spin-off e sobre qual papel a universidade tem na criação de empresas por esses estudantes. Mais recentemente, têm-se demonstrado que os estudantes recém-graduados superam professores e pesquisadores em número de empresas criadas, e são duas vezes mais propensos a criarem novas empresas do que membros do corpo docente das universidades. Assim, esta pesquisa buscou analisar, com base no modelo de fases de Ndonzuau, Pirnay e Surlemont (2002), o processo de criação de spin-offs estudantis de base tecnológica, e compreender como as universidades apoiam essas empresas em seus momentos de dificuldade. Adotou-se o estudo de casos múltiplos como estratégia de pesquisa, tendo como unidades de análise seis empresas criadas por estudantes de duas universidades do Estado de Sergipe que passaram pelo processo de incubação. Como fontes de evidências, foram utilizadas informações obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas com os estudantes empreendedores e com gestores universitários ligados às suas respectivas universidades e incubadoras e ao parque tecnológico do estado, além de dados secundários obtidos nas empresas e na Internet. Como principais resultados, destacam-se que os estudantes empreendedores identificam ideias para negócios por meio de atividades práticas tais como estágios realizados ainda na condição de alunos, e têm como principais dificuldades as questões relacionadas à pouca idade, experiência, e recursos, e que a universidade como organização-mãe esteve presente em todas as fases do processo de criação dessas empresas, apesar de existir espaço para mais interação, especialmente quando as empresas nascentes se tornam independentes.
Abstract: The university spin-off is an expression of how the knowledge acquired in the university may have a practical application with benefits to the society. However, the literature on university spin-offs have given increased attention to academic spin-offs, created by researchers, or have brought generalist approaches that do not take into account the particular characteristics of the student spin-offs, created by graduate students, so that we still know little about this type of spin-off and on what role the university has in the creation of companies by these students. More recently, it has been shown that newly graduated students outnumber teachers and researchers in the number of businesses created, and are twice as likely to create new businesses than faculty members of universities. Thus, this study sought to examine, based on the stage model of Ndonzuau, Pirnay and Surlemont (2002), the creation process of technology based student spin-offs, and to understand how the universities support these companies in their difficult moments. We adopted a multiple case study as a research strategy, and as units of analysis we chose six companies created by students from two universities of the State of Sergipe that went through the incubation process. As sources of evidence, information was gathered through semi-structured interviews with students entrepreneurs and the university staff linked to their respective universities and incubators and to the technology park of the state, as well as secondary data obtained from the companies and the Internet. The main results highlight that student entrepreneurs identify business ideas through practical activities such as internships while still in the university as students, and have as key difficulties issues related to their youth, lack of experience and resources, and that the university as the parent organization was present in all stages of the creation process of these companies, although there is room for more interaction, especially when the nascent companies become independent.
Keywords: Derivagem
Universidades e faculdades - Sergipe
Estudantes universitários - Sergipe
Empreendedorismo
College students
Entrepreneurship
Sergipe (Brazil)
Sergipe (Brazil)
Universities and colleges
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Program Affiliation: Pós-graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/3000
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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