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Document Type: Dissertação
Title: Em nome dos professores? : inserção profissional e carreiras políticas
Authors: Figueiredo, Taís Cristina Samora de
Issue Date: 26-Nov-2012
Advisor: Seidl, Ernesto
Resumo : Esta dissertação estuda as modalidades de carreira política de professores no estado de Sergipe (Brasil). O objetivo principal foi analisar os itinerários dos políticos eleitos por Sergipe, que se definiram como professores nas eleições legislativas do ano de 2010, e nas eleições para Câmara de Vereadores da Capital do Estado, Aracaju, no ano de 2008. O grupo estudado é composto por sete políticos (1 deputado federal, 4 deputados estaduais e 2 vereadores). Dentre as metodologias, foi priorizada a observação direta, com usos de entrevistas com os políticos e assessores e o levantamento de dados eleitorais. Também foi dada ênfase às formas de atuação e a representação política dos deputados e vereadores. No primeiro capítulo, abordo a profissionalização docente e sua relação com a política, também apresento dados sobre a ocupação dos professores nas prefeituras e nas câmaras municipais de Sergipe. No segundo capítulo, analiso como a profissão é usada para a entrada na política, ressaltando as formas de atuação no magistério e na política. No terceiro capítulo, trato da atuação parlamentar, observando como eles dizem representar vários interesses.
Abstract: This dissertation studies the methods of political career of teachers in the State of Sergipe (Brazil). The main objective was to analyze the routes of politicians elected by Sergipe, who self-identified as teachers in the parliamentary elections of 2010, and in elections to the City Council of the Capital of the State, Aracaju, in the year 2008. The studied group is composed of seven politicians (1 Congressman, 4 deputies and 2 aldermen). Among the methodologies, was prioritized to direct observation, with uses of interviews with politicians and aides and election data collection. Also was gave emphasis on forms of action and the political representation of Deputies and councilmen. In the first chapter, I discuss the teachers professionalization and its relationship with politics, also present data on teachers occupation in the prefectures and the municipalities of Sergipe. In the second chapter, I discuss how the profession is used for entry into politics, ressaltan the forms of action in teaching and politics. In the third chapter, dealing with parliamentary activities, observing how they say represents various interests.
Keywords: Professores (Sergipe)
Educação e Estado
Políticos
Education and state
Politicians
Sergipe (Brazil)
Teachers
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Antropologia
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/3164
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia

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