Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/3164
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Em nome dos professores? : inserção profissional e carreiras políticas
Autor(es): Figueiredo, Taís Cristina Samora de
Data do documento: 26-Nov-2012
Orientador: Seidl, Ernesto
Resumo: Esta dissertação estuda as modalidades de carreira política de professores no estado de Sergipe (Brasil). O objetivo principal foi analisar os itinerários dos políticos eleitos por Sergipe, que se definiram como professores nas eleições legislativas do ano de 2010, e nas eleições para Câmara de Vereadores da Capital do Estado, Aracaju, no ano de 2008. O grupo estudado é composto por sete políticos (1 deputado federal, 4 deputados estaduais e 2 vereadores). Dentre as metodologias, foi priorizada a observação direta, com usos de entrevistas com os políticos e assessores e o levantamento de dados eleitorais. Também foi dada ênfase às formas de atuação e a representação política dos deputados e vereadores. No primeiro capítulo, abordo a profissionalização docente e sua relação com a política, também apresento dados sobre a ocupação dos professores nas prefeituras e nas câmaras municipais de Sergipe. No segundo capítulo, analiso como a profissão é usada para a entrada na política, ressaltando as formas de atuação no magistério e na política. No terceiro capítulo, trato da atuação parlamentar, observando como eles dizem representar vários interesses.
Abstract: This dissertation studies the methods of political career of teachers in the State of Sergipe (Brazil). The main objective was to analyze the routes of politicians elected by Sergipe, who self-identified as teachers in the parliamentary elections of 2010, and in elections to the City Council of the Capital of the State, Aracaju, in the year 2008. The studied group is composed of seven politicians (1 Congressman, 4 deputies and 2 aldermen). Among the methodologies, was prioritized to direct observation, with uses of interviews with politicians and aides and election data collection. Also was gave emphasis on forms of action and the political representation of Deputies and councilmen. In the first chapter, I discuss the teachers professionalization and its relationship with politics, also present data on teachers occupation in the prefectures and the municipalities of Sergipe. In the second chapter, I discuss how the profession is used for entry into politics, ressaltan the forms of action in teaching and politics. In the third chapter, dealing with parliamentary activities, observing how they say represents various interests.
Palavras-chave: Professores (Sergipe)
Educação e Estado
Políticos
Education and state
Politicians
Sergipe (Brazil)
Teachers
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/3164
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAÍS_CRISTINA_FIGUEIREDO.pdf4,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.