Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/3189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarboza, Naylini Sobral-
dc.date.accessioned2017-09-25T13:41:15Z-
dc.date.available2017-09-25T13:41:15Z-
dc.date.issued2015-03-19-
dc.identifier.citationBarboza, Naylini Sobral. “Saraband” : o habitus sueco no filme de Ingmar Bergman. 2015. 124 f. Dissertação (Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/3189-
dc.description.abstractThis research analyzes the construction process of the Swedish habitus that Ingmar Bergman seized and showed in his film work, particularly in the movie "Saraband" (2003). To perform this analysis, that is anchored in a ethnographic methodology, which i raise and analyze certain patterns of behavior, languages and beliefs of the Swedish people, to map the socio-cultural setting in which Bergman was immersed. Thus, my theoretical and methodological support, to the dialogue between the Swedish society and the filmmaker, through the film "Saraband", are the concepts of Norbert Elias (1993.1994, 1995, 1997, 2001, 2006, 2011): Configuration, individuation and habitus. The first two chapters are bibliographical and historical review of Bergman and about Sweden, then enter the third chapter, on the analysis of the film in the light of the information presented and procedural theory of Elias. In this analysis I could see how the interdependence between individual and society is reflected in the film.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectAntropologia visualpor
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectSuéciapor
dc.subjectCinema (etnologia)por
dc.subjectIngmar Bergmanpor
dc.subjectSarabandpor
dc.subjectSwedeneng
dc.title“Saraband” : o habitus sueco no filme de Ingmar Bergmanpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9103805201915837por
dc.contributor.advisor1Correia, Luiz Gustavo Pereira de Souza-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou o processo de construção do habitus sueco que Ingmar Bergman apreendeu e evidenciou em sua obra cinematográfica, particularmente no filme “Saraband” (2003). Para a realização dessa análise, ancoro-me em uma metodologia de natureza etnográfica, na qual busco levantar e analisar determinados padrões de comportamento, linguagens e crenças do povo sueco, para mapear o cenário sociocultural no qual Bergman estava imerso. Destarte, meu aporte teórico-metodológico para fazer a interlocução entre a sociedade sueca e o cineasta, através da película “Saraband”, são os conceitos de Norbert Elias (1993,1994, 1995, 1997, 2001, 2006, 2011): configuração, individuação e habitus. Fiz nos primeiros dois capítulos uma revisão bibliográfica e histórica sobre Bergman e sobre a Suécia, para depois adentrar no terceiro capítulo sobre a análise do filme à luz das informações apresentadas e da teoria processual de Elias. Nesta análise, pude constatar como a relação de interdependência entre indivíduo e sociedade é refletida no filme.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Antropologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYLINI_SOBRAL_BARBOZA.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.