Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/340
Document Type: Artigo
Title: O papel e a atuação do profissional da informação para a digitalização de documentos raros e sua consequente disponibilização
Authors: Nunes, Martha Suzana Cabral
Araújo, Sérgio Luiz Elias de
Issue Date: 2011
Abstract: A formação acadêmica para o profissional que estará diretamente envolvido com a informação e suas múltiplas formas de acesso exige uma aproximação maior deste profissional com as ferramentas que dão o apoio a sua atividade, facilitando a transposição de informações para diferentes suportes. Esta transposição é necessária, na medida do aumento cada vez maior da quantidade de informações que circulam hoje, quer seja na academia e também nas organizações, elevando a busca constante por soluções que dêem pleno acesso destas informações a diferentes públicos e em diferentes espaços e contextos sociais. O papel, então, do profissional da informação neste sentido é primordial, considerando a sua visão do todo e a habilidade no manuseio de ferramentas, técnicas e sistemas apropriados para o tratamento e a conversão da informação. Este artigo tem por objetivo identificar o papel e a atuação do profissional da informação para a digitalização de documentos raros e sua conseqüente disponibilização. Dentre os autores consultados para a elaboração deste artigo destacam-se Robredo (2003), Tarapanoff et al. (2002), Darnton (2010), Rondinelli (2005). Metodologicamente, trata-se de um resumo do assunto que, apoiado em pesquisa bibliográfica e documental, e a partir de dados secundários coletados no estado da arte sobre o tema, identificam e apresentam as possibilidades de tratamento e preservação de acervos raros transformados por meio da digitalização e colocados a disposição para consulta a pesquisadores e demais sujeitos interessados. Este trabalho se integra ao projeto Digitalização do Acervo de Obras Raras do IPHAN - São Cristovão/SE, que envolve acadêmicos, professores e pesquisadores do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquivístico Nacional (IPHAN), na universalização do acesso a este acervo considerado inédito em Sergipe.
Keywords: Digitalização
Obras raras
Serviços de informação
Acesso à informação
Bibliotecários
ISSN: 2236-5753
Citation: NUNES, M. S. C.; ARAÚJO, S.L.E. O papel e a atuação do profissional da informação para digitalização de documentos raros e sua consequente disponibilização. Revista EDICIC, Marília, v. 1, n. 1, p. 352-363, 2011.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/340
Appears in Collections:DCI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelAtuaçãoProfissionaldaInformação.pdf271,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.