Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/354
Document Type: Artigo
Title: Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
Authors: Barbosa, Jenny Dantas
Teixeira, Rivanda Meira
Issue Date: Sep-2003
Abstract: Este estudo analisa o comportamento estratégico adotado nas empresas industriais de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Especificamente, busca identificar a missão e os objetivos das PMEs sergipanas, o ambiente empresarial, a influência da conjuntura econômicofinanceira nas PMEs, o posicionamento dessas empresas no mercado, bem como suas possibilidades de crescimento. Foram entrevistados quarenta empresários ou diretores dessas empresas, selecionados de forma que se preservasse a relação existente entre as pequenas e médias e a representatividade de cada setor. Constatou-se que o empresário/empreendedor das PMEs sergipanas é quase sempre o principal responsável pelo comportamento estratégico da empresa e pelo processamento das informações oriundas do ambiente. Eles têm clareza do caminho a seguir, mas o percorrem de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e os empresários só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Reagem às mudanças introduzindo novas tecnologias, qualificando seus recursos humanos, melhorando a qualidade dos seus produtos e adotando preços competitivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT: The strategic planning adopted in small and medium sized industrial companies in Sergipe, a northeastern state of Brazil, is analyzed in this study. Identified specifically are their mission andobjectives, the business environment, the influence of the economic environment on them and their market positioning as well as possibilities for growth. Forty businessmen or directors were interviewed from these companies, selected according to a proportional representation by size and activity in each sector. The conclusion is that the company businessman/entrepreneur is nearly always the person in charge of strategic behavior and of processing information concerning the environment. They are fully aware of the direction to be followed however their action is not systematic nor is it benefited by the basic concepts of strategy formulation. Information on the environment is scarce so that perception only takes place when changes are already underway. Reactions embrace the introduction of new technologies, training of human resources, improvement of product quality and adoption of competitive prices.
Keywords: Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Gestão estratégica
Sergipe
ISSN: 1516-7747
Citation: BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 31-42, jul./set. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n3art3.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/354
Appears in Collections:DAD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestãoEstratégicaEmpresas.pdf244,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.