Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/362
Document Type: Artigo
Title: Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software
Other Titles: Management of the creation of knowledge in the creative industry of software
Authors: Silva, Maria Conceição Melo
Gaspar, Marcos Antônio
Donaire, Denis
Maia, Carolina de Fátima Marques
Boas, Eduardo Pinto Vilas
Santos, Silvio Aparecido dos
Issue Date: Dec-2009
Abstract: A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.__________________________________________________________________________________ABSTRACT: The innovation capacity is essential to the survival of creative companies of software. Thus, the creation and dissemination of knowledge reach more and more importance in the planning and the management strategy of these companies. This exploratory study performed semi-structuralized interviews with managers and technicians of the creative industry of software. The objective was to analyze the techniques and methods applied in the process of knowledge generation and dissemination, as well as the Information Technology tools applied for this purpose. The main results show that these companies have a constant concern about the generation of the knowledge. The most applied techniques and methods used in the knowledge creation and dissemination were: brainstorming, physical presence meetings, virtual meetings, physical presence official training, informal training, courses in university, sharing of experiences, quarrels and of project management software. About the applied tools: Internet, Intranet, specific software, internal nets, data repositories, directories in the data base and phone systems based in the Internet.
Keywords: Gestão do conhecimento
Engenharia de software
ISSN: 1980-4431
Citation: SILVA, M. C. M. et al. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p. 28-42, out./dez. 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1155/1187>. Acesso em: 21 jan. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/362
Appears in Collections:DAD - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestãoConhecimentoSoftware.pdf259,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.